O ‘Wildlife Photographer of the Year’ ´é um concurso que anualmente elege os fotógrafos que mais se destacaram dentro da fotografia da vida selvagem. E, recentemente, o Museu de História Natural de Londres anunciou os vencedores deste ano.
A premiação teve mais de 45 mil inscritos e 18 vencedores em várias categorias. O sul-africano Skye Meaker recebeu o prêmio de jovem fotógrafo do ano, categoria entre 15 e 17 anos, pela foto ‘Louging Leopard’. A foto retrata Mathoja, uma conhecida leopardo fêmea de uma reserva em Botswana.

Já o holandês Marsel van Oosten levou o prêmio na categoria principal com a foto intitulada ‘The Golden Couple’ (‘O casal dourado’, tem tradução livre), que retrata um casal de macacos-dourados nas montanhas Qinling, na China.

“Nós esperamos algumas horas para tirar esta foto. Eu queria que os olhos de Mathoja estivessem abertos, e isso aconteceu por apenas alguns minutos. Ela olhou direto para nós”, diz Meaker.
Os animais, um macho e uma fêmea, observavam uma briga entre dois machos quando Oosten fez o click. Para conseguir a imagem, o fotógrafo passou vários dias acompanhando a espécie durante a primavera.
Leia também: Royal Society of Biology: conheça as imagens vencedoras
Assim como vários primatas, esta espécie de macacos corre o risco de desaparecer. Pois, o número de indivíduos está em declínio constante nas últimas décadas e agora existem menos de 4 mil em todo o mundo.
Os outros fotógrafos premiados no ‘Wildlife Photographer of the Year’, nas diversas categorias, também conseguiram revelar a força e a beleza da natureza, nesse que é um dos mais importantes concursos de fotografia do mundo.
O ‘Wildlife Photographer of the Year’ existe desde 1964 e, tradicionalmente, o Museu de História Natural de Londres que recebe uma exposição com as melhores imagens do concurso. Esse ano não será diferente.
Confira algumas das imagens premiadas:






