News 5 meses atrás | Redação

Venezuela em chamas

A foto do ano do World Press Photo é do fotojornalista venezuelano Ronaldo Schemidt, da agência France-Presse

por Revista FHOX
A foto de Ronaldo Schemidt. O grafite ao fundo na parede traz uma arma com palavra “paz”

O júri do celebrado prémio escolheu a impactante fotografia de Ronaldo Schemidt como a melhor do ano do World Press Photo. O retrato foi feito no auge dos protestos contra o presidente Nicolás Maduro. Schemidt concorria com outros seis finalistas de altíssimo nível. Segundo o júri, a imagem clicada pelo fotojornalista venezuelano destaca uma energia instantânea e traz forte simbolismo. Além do prêmio principal, a foto também ganhou o primeiro lugar na categoria notícia. O registro ocorreu durante a manifestação nas ruas de Caracas. O momento mostra o manifestante em chamas depois da explosão do depósito de combustível da Guarda Nacional da Venezuela. O jovem José Victor Salazar Balza (28) sobreviveu mesmo com queimaduras de primeiro e segundo grau. O fotógrafo da agência France-Presse atualmente vive no México. Ele contou para a revista British Journal of Photography que estava bem perto da cena e sentiu o calor das chamas. “Tudo se passou em poucos segundos, por isso eu não sabia o que é que estava a fotografar. Guiei-me pelo instinto, foi tudo muito rápido. Não parei de disparar até perceber o que é que estava a acontecer. Uma pessoa em chamas corria na minha direção.” disse ele.

>> Um trabalho pioneiro no fotojornalismo italiano 

O fotojornalista Ronaldo Schemidt

“É uma fotografia clássica e que traz uma energia e uma dinâmica instantâneas. As cores, o movimento. A composição é ótima, tem força. Senti uma emoção imediata”, disse a presidente do júri, Magdalena Herrera.

Whitney C. Johnson, diretor do departamento de fotografia da National Geographic, destacou o simbolismo da imagem: “O homem tem uma máscara. É como se se representasse não apenas a si próprio, e a si próprio em chamas, mas a própria ideia de uma Venezuela a arder.”

>> CAMERACLUB: UMA COMUNIDADE DE BENEFÍCIOS E DESCONTOS COM MAIS DE 2 MIL VANTAGENS E 3 MIL MEMBROS 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.