Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!

Vanessa Ribeiro: sensibilidade em um produto único na fotografia

A fotógrafa vencedora da última turma do Foto+Produto criou algo pensado na inclusão e no protagonismo das crianças nas histórias das famílias

Vanessa Ribeiro é fotógrafa de família em Belém (PA). Ela foi uma das vencedoras da última turma do curso online ao vivo Foto+Produto. A ideia criada por ela, uma revista que conta a história da criança e a coloca como protagonista da família. Um registro documental em um produto com design personalizado, sensível e contando uma história de forma única. Confira a entrevista com ela.

FHOX – como e por que começou na fotografia?

Vanessa Ribeiro – Antes de me formar em arquitetura comecei a trabalhar em museus, inicialmente com restauração de objetos e telas, depois com montagem de exposições, o que me proporcionou ter contato com diversos artistas, suas obras e como eles pensavam em expô-las.

Em 2008 fui trabalhar com projetos de habitação popular e urbanização de assentamentos precários e me distanciei desta convivência com o mundo das artes, o que me fez querer aprender mais sobre o ato de fotografar.

a fotógrafa Vanessa Ribeiro

FHOX – como define seu estilo? E qual seu foco hoje?

Vanessa Ribeiro – A minha fotografia é mais documental e meu foco hoje é mergulhar na exploração da convivência familiar e extrair dela minhas motivações, buscando sempre trazer a força do nosso cotidiano, às vezes caótico, outras vezes leve e divertido.

FHOX – fale de sua ideia de produto e como foi desenvolver?

Vanessa Ribeiro – Sempre tivemos o costume de comprar e ler livros de histórias para o meu filho. Então quis que ele fosse o protagonista da sua própria história e contando uma parte de sua vida que o afetou muito, de forma lúdica e divertida.

FHOX – Qual o desafio em criar um produto?

Vanessa Ribeiro – Queria um produto lúdico e que a história a ser contada fosse uma identidade da criança e de sua família.

FHOX – acredita que esse produto tem potencial no mercado?

Vanessa Ribeiro – Sim, pois é um produto que traz o protagonismo para a criança.

FHOX – como é trabalhar na fotografia nesta pandemia?

Vanessa Ribeiro – Ainda não trabalho comercialmente com fotografia, mas tinha planos de começar em 2020.

FHOX – como faz para atrair clientes hoje?

Vanessa Ribeiro – Ainda estou estudando sobre como me lançar no mercado.

FHOX – o quanto estudar e praticar é importante para você?

Vanessa Ribeiro – No meu trabalho preciso estar perto dos meus personagens para poder compreendê-los e transformar o que vejo em documentos de suas realidades. Nem sempre é fácil, porém me sinto na obrigação de buscar nas minhas observações e percepções o que tem de mais importante nas relações construídas no cotidiano das famílias.

FHOX – Qual sua expectativa para 2021?

Vanessa Ribeiro – Infelizmente ainda não tenho grandes expectativas para 2021, pois ainda não me sinto segura, em relação à COVID, para fazer trabalhos documentais com famílias. Estou num processo de construção de portfólio.

FHOX – e seu grande sonho na carreira?

Vanessa Ribeiro – Poder levar minha fotografia para outras famílias, pois o tempo passa tão rápido e guardar os momentos do cotidiano, tornando-os inesquecíveis é o que quero proporcionar.

FHOX – seu produto é único, pensa em vender de fato?

Vanessa Ribeiro – Sim. Cada família é única, assim como suas histórias

FHOX – algum outro comentário?

Vanessa Ribeiro – Poder participar do curso Foto+Produto foi de grande valia, pois reforçou algo em que eu já acreditava, foto não pode ficar só no digital, deve ser dada importância na fotografia impressa.

A próxima turma ao vivo do Foto+Produto será nos dias 26 e 27 de maio. Saiba mais aqui: FOTO+PRODUTO