News 2 meses atrás | Leo Saldanha

Uma mosca na lente

Site de locação Lensrental encontrou o inseto dentro de uma objetiva 70-200mm da Canon. A empresa online aproveitou a ocorrência para mostrar como isso afeta a qualidade do equipamento

por Revista FHOX
Fotos: Lensrental

A lente com a mosca é uma Canon F2.8 IS II 70-200mm. O inseto conseguiu de alguma forma entrar na objetiva e ficou presa nos elementos ópticos da lente. Pior, ela foi parar bem nas entranhas do equipamento até morrer por lá. A equipe da Lensrental decidiu fazer alguns testes antes de retirar a intrusa para ver como esse tipo de situação afeta a qualidade do produto. O desempenho, ao contrário do que se poderia imaginar, não sofreu tanta interferência quanto se imaginaria. Isso, segundo a Lensrental. O que eles confirmaram é que retirar poeira e insetos é um processo trabalhoso, complexo e demorado. Ainda segundo eles, em termos de afetar a imagem não teve muito impacto. Pelo menos não no ponto onde a mosca ficou. O que mais chama a atenção nesse caso é o trabalhão que deu para chegar até a mosca dentro da lente. Veja na sequência abaixo…

Leia também: Movimento Imprimir 

A equipe da Lensrental testou a lente com a mosca dentro e diz que a qualidade em todas as distâncias focais testadas não obteve grande impacto com problemas de imagem. O problema só apareceu de fato quando a lente foi usada em F13, nesse caso gerando uma sombra na imagem. Já em F22 e usando com 70mm apareceu um pouco mais. Mesmo nesse ponto a mancha ocupou só uma parte do quadro da imagem. No fim, o grande desafio mesmo foi retirar o inseto. Desmontar uma objetiva com tantos elementos internos (sensíveis) não foi fácil. Para a Lensrental o que aconteceu só comprova o quanto esse trabalho de manutenção e limpeza é delicado e não pode custar barato. Já o mistério de como a mosca foi parar lá? Bem, a empresa diz que isso deve ter ocorrido pela pequena abertura que fica na parte traseira da lente.

Participe da primeira turma online da Escola de Negócios FHOX 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.