Uma matéria da MIT Technology Review publicada recentemente gerou uma situação no mínimo curiosa. Depois que a publicação postou um artigo sobre hipster com o título: O efeito hipster e de como tudo fica igual graças a esse tipo de comportamento. Um leitor revoltado enviou um e-mail reclamando que ele aparecia na fotografia usada para ilustrar o texto. O fato é que a MTR usou uma foto de banco de imagem e o editor Gideon Lichfield foi até atrás da Getty Images para entender se mesmo assim estaria infringindo alguma regra. Pois a pessoa da imagem se sentiu ofendida de se chamada de hipster. Gideon descobriu que tudo dependia de interpretação. E na visão dele não existia ofensa.
Leia também: Movimento Imprimir
A few days ago we ran a piece in @techreview about some research purporting to explain the "hipster effect"—the fact that nonconformists often end up nonconforming in the same way. We used a stock Getty photo of a hipster-ish-looking man. https://t.co/8LB6qLSmgS
— Gideon Lichfield (@glichfield) March 6, 2019
Eric Mongeon, diretor-criativo da MTR (e responsável pelas artes da revista), entrou em contato com o banco de imagens. E foi assim que o mistério foi solucionado. A Getty olhou os termos da imagem e descobriu que a pessoa da foto não era a mesma que reclamava da matéria. Era só muito parecido mesmo. No fim, o caso só reforçou o que o texto da MTR diz: que a onda hipster faz tudo ficar muito parecido.
Participe da primeira turma online da Escola de Negócios FHOX
Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira
Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.
Deixe uma Mensagem