Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Uma aula de design com Platon

16788575_263733457384664_6569058453807955968_n

Produzida por Scott Dadich, editor da Wired, a série The Art of Abstract aborda diferentes visões sobre o universo do design. Tudo sob a ótica de grandes referências de vários segmentos. Por razões óbvias, decidi começar a série pelo sétimo episódio. O que traz em destaque a visão e o trabalho do incrível retratista Platon. Fiquei curioso até por ter assistido a palestra dele faz muitos anos em NY. O episódio surpreende pela simplicidade de um grande nome da fotografia mundial.

Untitled-2

O episódio sobre o britânico Platon é bem mais do que uma aula de fotografia. Até porque não é só sobre isso. Ele fala de pessoas, da importância da bagagem cultural. Ele parece pouco preocupado em seguir o mercado. Embora esteja atento ao ramo e com um belíssimo estúdio na capital do mundo (NY). As referências de Platon são outras. São memórias, a família, texturas e viagens. A simplicidade é o objetivo. Ser simples e direto em um mundo com tanta pressa acaba sendo um diferencial.

SD13

Platon parece seguir na contramão (?). Um fotógrafo que só usa filme e que gosta de desenhar. Photoshop? só para o necessário. O time dele prefere um trabalho artesanal e cuidadoso na impressão. O tipo de fotógrafo que gosta de chegar muito perto e se interessa de verdade pelos retratados. Entender porque ele não usa digital é fascinante…

Ele tem algo que muitos fotógrafos buscam a vida toda sem nunca conseguir. O legado de criar fotos que as pessoas veem e dizem: essa é do Platon. No fim, a missão dele é ainda mais nobre: contar histórias e impactar a vida das pessoas com a fotografia.
 
Vale muito a pena assistir…
 

abstract-netflix-2

Vale muito a pena assistir…