News 4 anos atrás | Leo Saldanha

Uma aula de design com Platon

Série da Netflix destaca um dos grandes nomes mundiais da fotografia de retratos. Um episódio fascinante que mostra os bastidores de uma sessão fotográfica e a rotina de quem vive de contar histórias

por Revista FHOX

16788575_263733457384664_6569058453807955968_n

Produzida por Scott Dadich, editor da Wired, a série The Art of Abstract aborda diferentes visões sobre o universo do design. Tudo sob a ótica de grandes referências de vários segmentos. Por razões óbvias, decidi começar a série pelo sétimo episódio. O que traz em destaque a visão e o trabalho do incrível retratista Platon. Fiquei curioso até por ter assistido a palestra dele faz muitos anos em NY. O episódio surpreende pela simplicidade de um grande nome da fotografia mundial.

Untitled-2

O episódio sobre o britânico Platon é bem mais do que uma aula de fotografia. Até porque não é só sobre isso. Ele fala de pessoas, da importância da bagagem cultural. Ele parece pouco preocupado em seguir o mercado. Embora esteja atento ao ramo e com um belíssimo estúdio na capital do mundo (NY). As referências de Platon são outras. São memórias, a família, texturas e viagens. A simplicidade é o objetivo. Ser simples e direto em um mundo com tanta pressa acaba sendo um diferencial.

SD13

Platon parece seguir na contramão (?). Um fotógrafo que só usa filme e que gosta de desenhar. Photoshop? só para o necessário. O time dele prefere um trabalho artesanal e cuidadoso na impressão. O tipo de fotógrafo que gosta de chegar muito perto e se interessa de verdade pelos retratados. Entender porque ele não usa digital é fascinante…

Ele tem algo que muitos fotógrafos buscam a vida toda sem nunca conseguir. O legado de criar fotos que as pessoas veem e dizem: essa é do Platon. No fim, a missão dele é ainda mais nobre: contar histórias e impactar a vida das pessoas com a fotografia.
 
Vale muito a pena assistir…
 

abstract-netflix-2

Vale muito a pena assistir…