News 2 anos atrás | Redação

Um photo book para combater a demência

Photographic Threatment de Laurence Aëgerter funciona como uma verdadeira terapia fotográfica

por Revista FHOX

photographic-treatment-laurence-aegerter-14

Um photo book que funciona como uma ferramenta cognitiva. Assim é Photographic Threatment da fotógrafa francesa Laurence Aëgerter. Aëgerter hoje vive na Holanda e criou o projeto como forma de melhorar a vida dos pacientes usando o poder das imagens. Cada lâmina traz duas imagens lado a lado. E cada foto traz uma conexão e apresenta a proposta de exercícios visuais. Não existe necessariamente uma resposta certa ou errada. Na verdade, trata-se mais de um exercício que trabalha com a combinação de imagens atraentes. A fotógrafa passou mais de 18 meses debatendo com especialistas em psicologia, neurologia e outras áreas para no fim criar uma série composta de cinco photo books.

photographic-treatment-laurence-aegerter-4

Cada um dos livros fotográficos possui 30 pares de imagens que pedem uma reflexão: qual a relação entre elas? Qual a conexão fotográfica? Photographic Threatment reúne retratos, fotos de animais, locais e objetos. Os photo books foram criados para que sejam vistos pelos pacientes com a ajuda de um enfermeiro ou cuidador. Sempre com direito a perguntas sobre o que as duas fotos representam. A tarefa leva o paciente a desenvolver pensamentos associativos e isso pode estimular a pessoa que sofre de demência a relembrar o passado.

Saiba mais: http://photographictreatment.com/


Por que a notícia é importante? Pesquisas recentes mostram que quem fotografa pode lembrar de momentos marcantes com mais facilidade. E o projeto de Laurence indica outra faceta do poder terapêutico da fotografia. 

>> Retrato de família: objeto de fascinação

photographic-treatment-laurence-aegerter-10 photographic-treatment-laurence-aegerter-11 photographic-treatment-laurence-aegerter-12 photographic-treatment-laurence-aegerter-13 photographic-treatment-laurence-aegerter-15