News 3 anos atrás | Redação

Um estúdio que resistiu até a incêndio

Photo Status está no dia a dia da pequena Sombrio, em Santa Catarina

por Revista FHOX
Imagem-29-ok
Antigo nome da loja era Status Cine Foto Som

O sonho de Moacir dos Santos Silveira era ter um minilab Fujifilm para imprimir a produção de seu estúdio e loja. No ano passado, o equipamento – modelo Frontier 350 – chegou ao estabelecimento de sua família. Em Sombrio, cidade de 27 mil habitantes no interior catarinense, o Photo Status iniciou suas operações sob o nome Status Cine Foto Som em 1977. “Foi fundado pelos pais de minha mulher Aline; abriu com minilab analógico, mas com a chegada do digital a loja ficou à beira da falência, quando resolvemos assumi-la e trocar a razão social para Photo Status em 2007”, conta Silveira.

IMG_7378

O estúdio é referência na cidade. “Somos fotógrafos das antigas e preservamos a tradição; atingimos todo tipo de público, desde fotos de bebês até bodas, somos os fotógrafos da família.” Silveira tomou gosto pela fotografia ainda criança, vendo a irmã com uma Yashica semiautomática. Aos 15 anos de idade surgiu a oportunidade de trabalhar em um estúdio onde aprendeu a revelar, ampliar e fotografar. Tempos depois estava nos Estados Unidos onde fotografou casamentos, books e eventos por dois anos. “Quando voltei, ninguém me conhecia em Sombrio, mas aos poucos fui mostrando meu trabalho e ganhando confiança dos clientes.”

_MG_6977
O casal fundador João Teodoro e Donizete Machado (à esq.) e Moacir Silveira e a mulher Aline (à dir.)

Desafios – A trajetória do estúdio é marcada por roubo de equipamentos e até incêndio ocasionado por uma explosão no prédio vizinho. “Nossa história dá um livro,mas o importante é que, unidos, conseguimos superar os obstáculos e dar a volta por cima. Meu sogro plantou a semente e nós estamos cultivando o que foi plantado”, comenta Silveira.

_MG_6772

Hoje o estúdio emprega seis pessoas. No mix, produtos personalizados como camisetas, canecas, almofadas; álbuns de todos os tamanhos; quadros; porta-retratos; e outros. “Somos uma loja de fotografia, muito completa, tudo você encontra aqui, e o que não temos corremos atrás, para satisfazer os clientes.”

Estrutura do estúdio:

  • 1 Canon 5D Mark II, 1 Canon 5D Mark III, 1 Canon 60D e 1 Rebel XSi
  • Lentes Canon: 18-55 mm, 24-105 mm, 24-70 mm f/2.8, 70-100 mm f/2.8, 24-70 mm série II, 8-15 mm f/1.4 e 50 mm f/1.2
  • Iluminação: conjunto Incoflash Pro 2
Osmar Silveira: "somos fotógrafos das antigas"
Silveira: “somos fotógrafos das antigas”