Apoie a FHOX Impressa e garanta recompensas incríveis!


Um clube de memórias para as famílias

A fotógrafa Fabi Medina do Rio de Janeiro criou um serviço de impressão para atender aos clientes com fotos de momentos valiosos

Fabi Medina é fotógrafa de família no Rio de Janeiro. Vencedora do Foto+Produto, ela desenvolveu uma ideia de Clube de Memórias para atender aos clientes com uma necessidade latente. Fabi percebeu que os clientes perdiam fotos e que não tinham como tanto encontrar quanto garantir que essas memórias fossem preservadas. Tudo reflexo da rotina corrida e desses tempos de tudo online e nas telas e telinhas. Assim surge o Clube de Memórias e que já está com os primeiros clientes. Formada em administração (com quase 20 anos de experiência na área), ela sempre amou a fotografia e começou a estudar a área em 2011. Em 2015 passou a dedicar seu tempo exclusivamente para a nova profissão “Apaixonada por pessoas e histórias, me realizo na fotografia de família”. Fabi conversou com a FHOX sobre a novidade do Clube de Memórias. Uma ideia que aproxima clientes, gera recorrência e é uma tendência aqui e lá fora.

FHOX – Como surgiu a ideia do Clube de Memórias?

Fabi Medina – A ideia do clube surgiu diante de uma grande inquietação minha, de que todas as nossas melhores memórias estavam “se perdendo” em arquivos de celulares e HDs. Sempre imprimi fotos, mas mesmo assim, por vezes, procurei rever certo momento especial para mim e não encontrei. Isso porque ele havia se perdido em meio a milhares de imagens no celular ou HD. O que me dava a sensação horrível de “tenho certeza que tenho mas não sei onde está”. Notei que isso acontecia com a maioria das pessoas do meu ciclo de amigos e clientes. Então pensei o que poderia ser feito para garantir que nossos melhores momentos e registros fossem eternizados da melhor maneira possível. E daí, surgiu a ideia do Clube de Memórias, que tem por objetivo facilitar e garantir a materialização das nossas memórias, inclusive com as milhares de fotos que fazemos atualmente com celulares.

FHOX – Quais os benefícios e como está sendo com esses primeiros passos?

Fabi Medina – O benefício para as famílias é enorme!  Notei que a grande maioria das pessoas se sentem desconfortáveis sabendo que não guardam da melhor maneira a história de vida dos seus filhos. Afinal, álbuns de fotografias são verdadeiras relíquias para as próximas gerações, são os livros da história de vida da sua família.  E além do mais, crianças adoram ser vistas em fotos, e quando forem adultas darão ainda mais valor a esse legado. É um investimento que não tem preço. Os primeiros passos do clube foram baseados em pesquisas realizadas com potenciais clientes. Então, temos um catálogo de produtos diversificados, que vem sendo atualizado a todo momento que enxergamos uma melhor forma de satisfazer a necessidade de nossos clientes. Como trata-se de um modelo de negócio novo, ouvir o cliente entendo ser imprescindível.

FHOX – Pensa em disponibilizar isso para outros colegas depois? o conceito e o serviço?

Fabi Medina – Em um segundo momento pretendo disponibilizar sim. Mas no momento atual estou focando no cliente final, e ajustando alguns detalhes do processo. Mas em seguida, colegas de trabalho também poderão se beneficiar de algumas opções voltadas para esse público. 

FHOX – Quais desafios enfrentou e como está contornando as dificuldades?

Fabi Medina – Um dos desafios atuais têm sido as famílias se organizarem para escolher a melhor opção para elas.  Em muitos casos temos clientes com tantas fotos acumuladas que não sabem por onde começar. Para esses casos, estamos ouvindo os clientes de forma personalizada, pois assim conseguimos orientar e preparar um planejamento mais indicado para ele.  Um exemplo: o plano anual é uma ótima oportunidade para montar anuários e não perder mais nenhum momento importante daqui para frente.  E as fotos acumuladas até hoje? Nesse caso, uma das opções é o Fastbook, onde podemos misturar diversos momentos em um mesmo álbum, ou também nossas BOX com fotos avulsas. Estamos sempre disponíveis para ouvir as necessidades dos clientes.

FHOX – As pessoas querem imprimir? Como está esse desejo das famílias?

Fabi Medina – Sim! As famílias se mostram super interessadas nas fotos impressas.  A maioria sempre teve interesse na impressão, mas acabou deixando para um segundo momento que nunca ocorreu. Com o clube de memórias elas estão vendo uma oportunidade de resolver essa questão das memórias de família. 

FHOX – Quais produtos envolve e como as pessoas interagem e pedem?

Fabi Medina – Temos planos de assinatura semestral e anual, onde o cliente envia as fotos com a recorrência escolhida por ele, e ao final do plano recebe em casa um lindo álbum impresso.

Temos também o Fastbook e outros projetos personalizados, indicado para fotos de viagens, eventos, ou simplesmente para aquelas fotos esquecidas nos celulares.

Temos ainda, diversas opções de presentes personalizados com fotos e vídeos que vêm surpreendendo e emocionando quem os recebe.

Usamos ferramentas como wetransfer, Google Drive, Whatsapp para interação com os clientes, sempre pensando no que for mais prático para eles.

FHOX – Como isso pode ajudar seu negócio como fotógrafa e vice-versa?

Vejo os dois negócios andando juntos e de braços dados. Inclusive, em alguns momentos, eles vêm exercendo papéis complementares. Meus clientes estão adorando a novidade de fazer parte de um clube de assinatura, e também já tive clientes do clube me contratando para ensaios.  Então vejo uma boa parceria pela frente!

FHOX – O que espera para o clube no futuro?

Espero que o clube faça parte da vida das pessoas como um grande facilitador e responsável por garantir que suas memórias sejam eternizadas com todo cuidado e carinho que elas merecem. Espero também que nossos clientes se sintam realmente parte de um clube, e para isso temos até carteirinha e sistema de pontos que são trocados por mimos. A ideia é que possamos cada vez mais proporcionar experiências inesquecíveis nesse sentido.

FHOX – Qual a reação das pessoas quanto a ideia?

Fabi Medina – A reação é sempre muito boa! Com a correria do dia a dia fica muito difícil dedicar -se a atividades como separar fotos e montar álbuns. E ter o clube para facilitar todo esse processo, e ainda, garantir que as suas memórias estarão sendo eternizadas, é sempre bem-vindo.