News 1 ano atrás | Redação

Tudo é uma questão de perspectiva

Uma foto que parecia mostrar o caos de Paris na verdade é mais um caso de "fake news"

por Revista FHOX

Quem atua faz algum tempo na fotografia sabe que quase sempre é tudo uma questão de ângulo. Prova disso é uma foto direto de Paris que parecia mostrar um verdadeiro inferno na disputa entre grevistas e o governo (e que já está ocorrendo faz tempo por lá). Pois essa semana a agência de notícias e fotojornalismo AFP (Agence France Press) decidiu intervir com relação a uma fotografia que viralizou mostrando os protestos dos “jaquetas amarelas” na cidade luz.

Na conta do Twitter da AFP eles postaram o que nós que atuamos com fotografia já sabemos faz tempo: “Perspectiva é importante, assim como datas e lugares. Porque essas duas fotos foram feitas em dois dias diferentes em dois lugares diferentes. Ambos em Paris”. A conta da AFP também discorreu sobre a cobertura da mídia naquele país sobre os protestos. Dizendo que é legítima e sobre a importância da checagem dos fotos.

Leia também: Movimento Imprimir

O resultado da investigação da conta da AFP no Twitter é fascinante. Primeiro porque é um exemplo de uma conta especialista justamente em checar notícias. E segundo porque é certo 2018 foi o ano das fake News por toda parte. Seja como for o resultado bombou na internet aparecendo nos principais sites de fotografia do mundo.

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.