Conheça o Mercado FHOX! O marketplace especializado no mercado de fotografia e imagem!


Truques que todos os fotógrafos deveriam saber

Se você é fotógrafo especialista em retratos, ou se é apaixonada por fotografar pessoas, com certeza já ouviu alguém te falar que não gosta de se ver em fotos. Os motivos são muitos, mas na maioria das vezes a pessoa acha que não está valorizada naquela imagem. Eu sempre falo que as pessoas não devem se julgar desta forma, pois existem detalhes técnicos que influenciam muito no resultado da foto. Por isso, aqui vão alguns truques (ou dicas) para a próxima vez que você fizer um retrato.

  1. LUZ DE BELEZA

Quando olhamos uma campanha de maquiagem ou produtos de beleza sempre achamos as mulheres lindas, com pele perfeita. Além da maquiagem que elas estão usando podemos perceber que existe um “padrão” na luz usada: é a luz frontal! Como ela é obtida? A fonte de luz está atrás do fotógrafo, de frente para a pessoa fotografada. Isso faz com que seu rosto seja iluminado de forma uniforme, amenizando os volumes e imperfeições. Por isso, invista nesta luz para ter um efeito de beleza em seu retrato!

  1. QUERO PARECER MAIS MAGRA!

A roupa possui um efeito importantíssimo no corpo. Ela pode deixar a pessoa mais gordinha e baixa, ou mais alta e magra. Eu acredito que toda mulher precisava passar pela Análise de Tipo Físico, pois isso traz uma percepção completamente de seu corpo e como a roupa pode valorizar as partes que ela ama, e “esconder” as que não gosta tanto. 

Aqui vou dar duas dicas: Um dos truques que recomendo é evitar ao máximo cortar a silhueta. Por exemplo, se eu colocar uma blusa amarela, uma calça vermelha e um sapato bege, estou dividida em 3 blocos de cor. Isso encurta meu corpo, dando a impressão de eu ser mais gordinha. Se eu trocar o sapato bege para um sapato vermelho, isso já dará um efeito alongador no corpo, pois a perna parecerá mais longa! 

Outra dica é usar um look monocromático. O que é look monocromático? É quando toda a roupa tem a mesma cor. Você já deve ter ouvido falar que usar uma roupa toda preta deixa a pessoa magra. Na verdade, isso acontece com QUALQUER COR DE ROUPA, não somente com o preto. Por quê? Pois o olho enxerga somente uma informação de cima a baixo dando um efeito alongador e que afina a silhueta. 

  1. QUERO PARECER MAIS ALTA!

Existem detalhes que fazem toda diferença na foto. A forma como a perna e o pé estão é uma delas. Eu sempre peço para minhas clientes darem uma esticadinha na perna e fazer ponta com o pé. Isso faz com que a perna pareça mais longa e dá a sensação de que somos mais altas.

Mulher sentada em cadeira

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa
  1. MEU BRAÇO É GORDO

Acredito que esta é a segunda frase que eu mais ouço no início de uma sessão. (Caso queira saber, a primeira é que a pessoa não se acha fotogênica). Aqui quero aproveitar para fazer 2 explicações: uma técnica e outra relacionada a roupa. 

Vou começar pela segunda: se você acha que seu braço é gordinho tenha cuidado com o que usa nesta região. Usar blusas que tenham mangas bufantes, ou com detalhes como renda, brilho ou estampas atrairá ainda mais atenção para esta região. Aposte em mangas retas, sem detalhes. Outro ponto é prestar atenção onde esta manga termina. Se ela ficar na parte mais gordinha do braço esta linha aumentará mais ainda a região. Por isso, escolha mangas que sejam mais curtas ou mais longas do que a parte mais gordinha, ok?

Bom, com relação a parte técnica, lembre-se de que a lente da câmera faz uma leitura da imagem em 2 dimensões. Por isso, tudo que está mais perto da lente parece maior, e o que está mais longe parece menor. Assim, nunca deixe seu braço em primeiro plano. Ele sempre deve estar para trás. Outro detalhe importante: nunca encoste o braço no corpo, pois ele achata e parece mais gordinho. Deixe-o afastado e dobrado. Isso dará um efeito mais magrinho.

Aqui dei 4 dicas que podem mudar totalmente o resultado do seu retrato e deixar a sua modelo com a autoestima lá em cima. Espero que você use e abuse destes truques e me conte como foi sua experiência colocando-os em prática!!

Bruna Veratti é especialista em retratos femininos e de perfil profissional e consultora de imagem. Sua vocação é auxiliar as mulheres a se descobrir através das fotos e do autoconhecimento. 

Site: https://brunaveratti.com.br/

Instagram: @brunaverattifotografia