O fotógrafo está em constante movimento ou a mercê da inércia. O profissional que realiza fotografia social, por exemplo, corre uma maratona em busca dos melhores registros de uma festa de casamento. Já um fotógrafo de natureza, além de correr e ter preparo físico, precisa de calma e resiliência, por vezes é preciso ficar na mesma posição, segurando um equipamento pesado por horas, esperando o melhor clique.
[media-credit name=”Arquivo pessoal” align=”alignleft” width=”242″][/media-credit]
Entretanto, para realizar um trabalho que vai além da técnica fotográfica, é necessário cuidar de outra máquina, que não só a fotográfica, mas o próprio corpo. O treinador físico Renato Cobra, que segue os passos do pai, Nuno Cobra, que foi treinador físico e mental do grande piloto de Fómula 1 Ayrton Senna, prepara e aplica o Método Cobra, projeto criado por seu pai e aperfeiçoado por ele.
Coach dos fotógrafos
Renato traz a seus alunos um momento de percepção de si e do seu dia a dia. “É importante sabermos quais hábitos queremos mudar ou manter. É difícil quebrar hábitos, quebrar a rotina”, explica. Para ele “a estrutura corporal leva a um padrão de comportamento” e é urgente se conhecer e cuidar da saúde neste sentido. “Se um fotógrafo requer precisão em seu trabalho, é isso que vamos trabalhar. Caso seja a sensibilidade o carro-chefe de seu ofício, é neste aspecto que vou focar”, conta.

A postura e a repetição de movimentos são algumas das queixas dos fotógrafos e, para Renato, a resposta é a percepção de seu corpo aliada à qualidade de vida.
“A percepção do corpo te leva a uma melhor performance e desenvolvimento do seu trabalho. Isso reflete em sua vida.
Se o fotógrafo sabe que vai precisar ficar em uma posição por muito tempo, e se ele trabalha os aspectos físicos e mentais, o corpo reage de forma produtiva e funcional. Assim, não vai além da capacidade de desgaste.”
Renato traz em seus treinamentos princípios que determinam o alto desempenho. São atividades que trabalham o domínio emocional, reflexo, equilíbrio e para isso usa métodos e exercícios físicos que misturam desde técnicas circenses à meditação. Atualmente ele trabalha com profissionais de diversos segmentos, dentre eles o treinamento para cavaleiros que estão se preparando para a Olimpíada do Rio de Janeiro. E para um futuro próximo vem por aí o lançamento de um livro em que fala sobre as posturas de cada profissão e como aumentar a produtividade, performance e qualidade de vida.
Confira aqui o Periscope FHOX com Renato Cobra, na íntegra, que aconteceu quinta-feira, 14 de julho.
Deixe uma Mensagem