News 3 dias atrás | Colaboradores

Todo mundo quer um álbum de fotografia

por Revista FHOX

Celso Modeneze é publicitário e designer de álbuns 

Foto: @celsomodeneze

Em meu escritório de design costumamos dizer que trabalhamos nos projetos mais importantes da vida das pessoas. Afinal, para começar a descrever a importância da fotografia impressa, temos de dizer que um álbum vai durar no mínimo cem anos e quando pensamos nisso um misto de responsabilidade e privilégio toma conta da gente. Como designer, eu me sinto realizado em trabalhar contando histórias, pois nenhum dia é igual ao anterior. Diariamente
conhecemos pessoas pelas suas histórias e todo dia é, literalmente, como uma viagem. Podemos fazer uma analogia muito simples entre um álbum de fotografia e um livro de romance escrito. No livro, temos uma linda história de amor que pode ser construída visualmente na nossa mente quando lemos linha por linha e o autor vai nos levando por onde quiser. É uma sensação ótima. Já no álbum de fotografia, temos uma seleção de fotos, pronta para ser diagramada em páginas em
branco, contando a história daquele casamento ou daquele dia com a família.

O fotógrafo (através das fotos) e o designer (através da diagramação e finalização gráfica do projeto) levam o espectador a uma viagem no tempo, uma viagem nos momentos felizes, expressões e tudo que aconteceu aquele dia e que podem nos trazer tanto sentimento bom, apenas com o movimento de folhear as páginas. O álbum de fotografia é uma verdadeira joia de família. Ter tanta lembrança boa dentro de um objeto, poder acessar tudo isso a qualquer momento, pegar e sentir as páginas, revivendo toda a atmosfera de um dia especial é algo que, sem dúvida, vale a pena. E vamos concordar que todos os casais, todas as famílias, querem uma joia que conta a história de dias tão especiais.

Então, se eu pudesse dar uma única dica neste texto seria: fotógrafo(a), todo mundo quer um álbum de fotografia. Mesmo que durante o evento o casal ou a família não queira o álbum, trabalhe com a premissa que você pode (e deve) entrar em contato após algum tempo. Tenho certeza de que você terá uma resposta positiva e talvez aquelas fotos que estavam esquecidas em mídias digitais ganhem vida novamente. E como é bom ver um mercado unido com esse pensamento. Fotógrafos, designers, a própria FHOX criando ferramentas para valorizar cada vez mais o álbum. O prêmio “Wedding Best – O álbum” é uma delas que trazem à tona todo o valor do álbum de casamento. Quero dizer ainda que é um prazer para mim trabalhar com design de álbuns através das das fotografias dos amigos fotógrafos (as). Desde 2011 faço isso e a cada dia que passa sei que contar histórias e levar isso para um álbum de fotografia é a coisa que eu poderia fazer.

>> CAMERACLUB: UMA COMUNIDADE DE BENEFÍCIOS E DESCONTOS COM MAIS DE 2 MIL VANTAGENS E 3 MIL MEMBROS 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.