Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Tipa elege os melhores produtos do ano na terrinha

Melhor Design: Fuljifilm Instax Square SQ10 System

Cascais, a 20 km de Lisboa foi a cidade escolhida para abrigar mais uma Assembleia Geral da Associação Internacional de revistas de imagem. A logística não é simples, afinal são 30 diferentes revistas (na verdade 29 e um website), de quinze países representando milhares de leitores em todo o mundo.

Todo mundo precisa chegar um dia antes da Assembleia. Dependendo do lugar escolhido o vôo pode levar de 25 a 30 horas. Como será o caso do ano que vem, onde quem sair do Brasil, terá que cruzar o mundo até Bangkok, local do próximo encontro.

A maior comitiva é a alemã, com cinco publicações. Não à toa, o Presidente da entidade é Thomas Gerwers, da revista Profifoto. Para ele já são 20 anos de atuação na entidade, que surgiu e ainda tem sua base na Espanha, embora apenas uma revista daquele país ainda faça parte da TIPA atualmente.

FHOX é a única representante da América Latina. Anualmente a Associação se reúne em algum lugar do planeta, para eleger os melhores produtos da fotografia mundial em quarenta categorias. As 30 revistas votam em produtos pré-selecionados por um comitê técnico cuja principal responsabilidade é efetivamente apontar os melhores equipamentos, serviços, softwares ou produtos em cada categoria.

Foto: Petra Sagnak

Além da escolha dos produtos em si, são aprovadas as contas da entidade no ano que passou e o budget para o ano seguinte. A entidade se mantém com a venda do direito de uso dos Selos Tipa, para as marcas que são donas dos produtos vencedores.

Dos quarenta selecionados, em média de 25 a 30 são utilizados por marcas icônicas como Canon, Nikon, Sony, Fuji e Hanehmuhle, entre várias outras.

Câmeras e lentes, tem grande destaque, mas a TIPA sabe que precisa acompanhar a evolução do mercado e celulares e softwares também figuram entre os premiados. Outras pautas são cada vez mais necessárias, como a presença virtual da entidade através de seu website e as dinâmicas de aprimoramento dos seus testes de equipamentos. Algo que a partir de 2018, FHOX, por exemplo, deve passar a utilizar cada vez mais, publicando em seu website os excelentes resultados auferidos por uma das mais importantes empresas de testes da Europa.

Mozart Mesquita, um dos líderes da FHOX, esteve em Portugal para representar FHOX e o Brasil no encontro. Segundo ele, mais importante do que votar nos melhores produtos do ano, é a troca intensa de informações entre os membros da entidade.

“Estamos todos vivendo uma admirável nova era da comunicação, ninguém sabe ao certo o que será o melhor caminho, mas num grupo em que estão lá PDN, Rangefinder. Assim como uma revista húngara, duas canadenses, publicações indianas e japonesas, bem como jornalistas ou editores ingleses, italianos, alemães, franceses e australianos. Não há como não trazer novidades para casa”, afirma Mozart, concluindo, “o mais legal na verdade, foi perceber que toda a inovação que FHOX está propondo no Brasil, seja no campo dos eventos, seja na comunicação, seja em plataformas de serviço como o Cameraclub e agora o Equipoo, fazem todo o sentido, pois há uma mudança profunda do mercado fotográfico em todas as áreas e em todos os lugares, e a única certeza é essa da mudança constante. Portanto, inovar é única chance de seguir no jogo”, conclui Mesquita.

 

 

 

Thalita Monte Santo
É jornalista e integra a redação da Revista FHOX. Escreva para: thalita@fhox.com.br