Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Teste TIPA/FHOX: Sony Alpha 9

sona9

A Sony Alpha 9 é uma câmera mirrorless full frame dirigida ao fotógrafo profissional. Possui uma grande variedade de recursos e pode ser personalizada de várias maneiras. A operação é dos controles é diversa, desde botões customizáveis ​​até jeitos diferentes de acessar as configurações, significa que a câmera pode ser adaptada às preferências do fotógrafo.

sona9_front_sensor

O sensor grande gera imagens com muito boa resolução e baixas quantidades de ruído, especialmente para os ISOs mais baixos testados (100, 400 e 800). As texturas são fielmente capturadas nos ISOs inferiores. Mesmo as imagens feitas no ISO 1600 mostram boa resolução e baixo ruído.

sona9_menu

Em ISO superiores, como o ISO 6400, o ruído é discernível. Os ISOs mais elevados testados, como o ISO 25600, apresentaram uma resolução menos impressionante, embora os avanços na tecnologia signifiquem que esse desempenho mais fraco ainda é igual ou melhor do que uma câmera de alto desempenho antiga.

A reprodução da cor é bastante boa, com apenas alguns desvios medidos a partir da cor real na faixa do vermelho puro e algum desvio visível em outros tons de cor. Possui uma ampla gama dinâmica de 10 paradas f nas ISOs de 400 e 800. Em ISO acima de 1600, a reprodução de diferentes faces e tons de pele são discernivelmente menos profundas na reprodução tonal, embora ainda sejam aceitáveis.

Vídeo  – A qualidade da imagem na gravação de vídeo é excelente, como seria de esperar da Sony. Frames tirados de vídeos no ISO elevado mostram uma perda de resolução discernível, embora pequena, em comparação com quadros fotografados no ISO baixo. A textura é desprezível, exceto quando fotografa cenas de baixo contraste em ISO elevado, mas ainda não é um grau excelente. A comparação visual dos quadros de vídeo a alto e baixo ISO mostra pouca diferença em termos de cor ou detalhe percebido de uma cena, como grama e pedras. A captura de cores é similar em ISOs altos e baixos. Diferentes tons de pele são reproduzidos bem em ambos os ISOs, embora alguns tons pareçam um pouco lavados com alto ISO comparado ao baixo. A diferença mais óbvia na qualidade da imagem ao comparar o disparo de vídeo em ISO elevado e ISO baixo, é um ruído observável.

Detalhes do teste de vídeo: 

Resolução do vídeo – sona9_Video_Resolution
Ruído no vídeo – sona9_Video_Noise
Sharpening do vídeo – sona9_Video_Sharpening

Resolução 

  •  A câmera mostra uma resolução muito boa em todas as velocidades ISO testadas (ISO100 a 204800). As medidas de laboratório mostram que há perda mensurável de resolução à medida que o ISO aumenta, mas as diferenças são dificilmente notadas pelo olho. No geral, a resolução pode ser muito boa em intervalos de 100 a 6400, o que significa que a câmera pode ser usada em uma variedade de condições de luz sem se preocupar com a resolução.
  • O Sony Alpha 9 faz pleno uso do seu sensor de 24 megapixels.
  • O ISO aumenta, a reprodução de detalhes diminui, com a queda mais notável em alto contraste entre ISO 1600 e 3200; com baixo contraste, a reprodução de detalhes uma vez que o ISO é empurrado acima de 800.
  • Se compararmos visualmente imagens tiradas em diferentes ISOs do Siemens Star central no gráfico de teste TE42v2, pode-se observar que há muito pouca diferença entre ISO 100 e 1600, e apenas um grau de cintilação muito leve da área central em ISO maiores.

sona9_top

Perda de textura

  • A reprodução de textura de padrões de alto contraste é muito boa em ISO 100 e 400. Existe muito pouca diferença na reprodução de textura entre 100 e 400, o que é muito bom. A reprodução da textura permanece bastante boa até ISO 1600.
  • Com o ISO mais alto, ocorre perda de textura mesmo em cenas de alto contraste. Isto é particularmente pronunciado acima do ISO 6400.
  • A captura precisa de padrões de textura de baixo contraste é boa em ISO inferiores até ISO 800.
  • No ISO mais alto, a perda de textura na cena de baixo contraste é muito visível: no ISO 25600, a textura que pode ser observada no padrão de baixo contraste é muito menor do que no padrão de alto contraste.
  • O exame da reprodução de imagens de grama e pedra (na tabela de teste) mostra que a grama linear é reproduzida bem até ISO 1600, mas não em ISO superiores.

sona9_Artifacts

Edge contrast / sharpening

  • Os testes da câmera a velocidades ISO de 100 a 1600 mostram ligeiros nos detalhes em bordas de alto contraste. Isso significa que as imagens mantêm um aspecto natural.
  • À velocidade ISO de 3200 e 6400, o excesso e o subavaliado são aprimorados, mas ainda não criam um aspecto artificial.

sona9_Sharpening

OECF VN / ruído visual

  • O ruído visual interfere muito pouco com a imagem em até 3200 ISO (na Exibição de condição 1, 100%).
  • O ruído visual torna-se detectável no ISO 12800 e continua a aumentar os aumentos de ISO.
  • O ruído visual interfere na percepção de detalhes e textura. Assim, as imagens feitas nas configurações ISO em relação ao ISO25600, nas quais o ruído visual é medido em 2,6 na Exibição 1, são improváveis ​​de mostrar qualidade de imagem satisfatória. Portanto, as velocidades ISO mais altas devem ser usadas somente quando necessário.

Ruído SonyA9: SONY9_NoiseSONY9_Noise_VN1 e SONY9_Noise_VN2

Faixa dinâmica
O alcance dinâmico é amplo (mais de 9 f-stops) até ISO 3200 com um pico de 10.1 f-stops no ISO 800.

Reprodução de cores
A reprodução da cor é bastante boa, com apenas desvios óbvios medidos a partir da cor real do vermelha puro e algum desvio visível em outros tons de cor.

Balanço automático de branco

  • O balanço de branco automático oferece resultados muito bons.
  • O aumento da velocidade ISO não causa alterações visíveis na reprodução de cores.
  • A câmera atinge uma resolução muito boa em vídeo, tanto para configurações ISO altas como baixas.
  • A perda de textura no vídeo é insignificante, especialmente na configuração ISO baixa. Em ISO elevado, uma imagem de baixo contraste perde mais textura, embora o grau de perda não seja inaceitável.
  • A principal diferença na qualidade da imagem em alta ISO comparada com baixa, é o grau de ruído. As altas imagens de vídeo ISO mostram uma quantidade notável de ruído.
  • Comparado com imagens estáticas, o Sony Alpha 9 afia mais em vídeo no ISO elevado. Isso se reflete no gráfico de nitidez pelo overshoot mais amplo e superior

Hora de inicialização

  • A câmera leva mais de um segundo para iniciar (1,2 segundos). O atraso da liberação do obturador é de 0,05 segundos, o que é quase perceptível.
  • Disparo rápido: promessa no boletim de imprensa da Sony de 20 quadros por segundo foi confirmada em testes objetivos de tiro contínuo no jpeg. A câmera continuou a disparar em alta velocidade até o cartão de memória estar cheio. Em comparação, o Sony Alpha 7 poderia disparar 4,5 quadros por segundo no jpeg, até um máximo de 63 disparos.
  • O disparo contínuo em RAW foi medido em 12 quadros por segundo e continuou até o cartão de memória estar cheio.
  • A capacidade de aceitar cartões SDHC UHS-II expande as opções deste tiro contínuo rápido.

sona9_Resolution

Autofocus (300lx) com visualização ao vivo. Esta é uma câmera sem espelho, o autofoco foi medido apenas com o LiveView.• Em condições de luz normais, o autofoco leva apenas um quinto de segundo para se concentrar.Autofocus (30lx) Visualização ao vivo• Em condições de pouca luz, o autofoco também é rápido, levando 0,22 segundos.

sona9_AFTime

Design, acabamento, peso, tamanho e ergonomia.

A Sony Alpha 9 é uma mirrorless de ponta voltada para profissionais. O corpo da câmera é feito de liga de magnésio, e todos os botões são resistentes à umidade e à poeira. No entanto, o corpo não foi projetado para ser à prova de respingos. Os botões são robustos. Os mostradores possuem botões de bloqueio para proteger as configurações do usuário contra mudanças acidentais, isso é uma vantagem.

O pequeno joystick (multi-seletor) e as opções de controle, juntamente com as muitas maneiras de alterar as configurações, são vantagens reais nessa câmera.Para as mãos médias, o peso pesado combinado com o corpo pequeno pode tornar a câmera um pouco difícil de manusear. No entanto, as pessoas com mãos maiores acham o peso fácil de manusear mesmo com o tamanho menor do equipamento.O menu principal foi projetado para mostrar menus de forma fácil, permitindo que alguém familiarizado com a Sony para encontrar opções facilmente.

Sony Alpha 9 pode ser personalizada de várias maneiras diferentes: opções no menu rápido, em botões programáveis ​​e para tipos de fotos. Isso significa que o usuário pode configurar a câmera para depois configurar rapidamente a câmera. Esta câmera pode se tornar uma ferramenta personalizada para cada usuário, uma vez que passou um pouco de tempo para escolher as opções de atalho preferenciais.Existem diferentes maneiras pelas quais o flash pode ser conectado e o menu permite configurações como sincronização traseira e sincronização lenta.

Os slots de cartões duplos são um recurso que pode ajudar a organizar os arquivos, ou, ao mesmo tempo, gravar simultaneamente com os dois cartões, para garantir que as imagens sejam gravadas mesmo quando um cartão SD pode falhar. O Sony Alpha 9 pode salvar os cartões de formato SD UHS-I em ambos os slots. Ser capaz de aceitar cartões UHS-II SDHC ou SDXC mais rápidos é um excelente recurso, pois dá ao usuário a opção de aproveitar os 20 quadros jpeg por segundo por longos períodos de tempo. O Memory Stick Pro pode ser usado no slot II.

O Sony Alpha 9 possui alguns recursos que, possivelmente, são direcionados ao usuário não profissional, como o zoom digital no menu. O processamento na câmera de imagens (estilos de criatividade) também é oferecido. Existem algumas opções divertidas (e potencialmente úteis), como ser capaz de programar o temporizador automático para tirar 3 ou 5 disparos. A tela do monitor inclinável pode ser útil em algumas situações, apesar de ser apenas inclinado em uma direção.

As lentes E-mount FE são ideais para a Sony A9. Enquanto as lentes de montagem A também podem ser usadas com um adaptador. O carregador de bateria incluído possui um cabo de alimentação surpreendentemente curto, mas, por outro lado, é menos provável que o fio curto fique emaranhado.

Vídeo – Os vídeos são fáceis de rodar no Sony Alpha 9, e é intuitivo quais botões para capturar rapidamente um vídeo espontâneo. Não há apenas um botão dedicado de “arranque e arranque”, mas, quando no modo filme, também pode iniciar e parar de filmar usando o botão de disparo do obturador. Ao mesmo tempo, a Sony oferece muitos recursos para o vídeo, incluindo detecção de rosto, otimização de alcance dinâmico, equilíbrio de branco e estilos criativos. O microfone embutido é estéreo em vez de mono, e há uma conexão para um microfone externo e fones de ouvido.

Saiba mais sobre os equipamentos Sony. http://www.sony.com.br/electronics/cameras-digitais

Teste TIPA (Techinical Image Press Association). Mensalmente a FHOX vai publicar testes feitas pela renomada associação da qual a FHOX é membro. Os novos testes são realizados pela Image Engineering GmbH & Co localizada em Colônia na Alemanha. TIPA conta com 30 das mais importantes publicações mundiais da fotografia. E a FHOX é a única representante da América Latina. 

Próximos testes: Canon EOS-6D Mk II e Nikon D850. aguardem