News 2 anos atrás | Redação

Teste TIPA/FHOX: Nikon D850

Novo teste TIPA mostra todos os detalhes do equipamento de ponta da Nikon

por Revista FHOX

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Medição da qualidade da imagem – Avaliação

A Nikon D850 possui um sensor de 45,7 megapixels e, portanto, não é surpreendente que os testes de qualidade de imagem mostrem excelente desempenho. O tamanho do sensor é um fator importante na qualidade da imagem, embora o desempenho do sensor seja um fator mais decisivo. É por isso que medições precisas da resolução podem ser informativas mesmo quando se conhece o tamanho do sensor. A Nikon D850 funciona bem no laboratório. Por exemplo, uma medida de 2591 pares de linhas por altura de imagem capturada pelo D850 em ISO 64 – 94% do máximo teórico – fornece uma indicação da incrível quantidade de detalhes que podem ser gravados pela câmera.
A Nikon D850 tem uma resolução melhor do que a sua antecessora Nikon D800 e D810, ambas com sensores de 36 megapixels. A Nikon D850 não possui um filtro anti-aliasing, permitindo que mais detalhes sejam capturados, embora com o risco de moiré nas imagens. No entanto, como moiré ocorre quando um padrão visual excede a resolução do sensor, é pouco provável que seja um problema para a D850.

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A gama ISO nativa da Nikon D850 é impressionante, de ISO64 a ISO25600. As medidas de laboratório mostram excelente resolução em ISOs que provavelmente serão necessárias. Por exemplo, no ISO400, a Nikon D850 registra 2389 pares de linhas por altura de imagem (87% do máximo teórico). A Nikon D810 testada no mesmo ISO alcançou 91% do máximo teórico, mas, como o sensor era menor, isso representou menos pares de linhas por altura da imagem (2228). O D800 gravou apenas pares de linhas de 1993 por altura de imagem.
Para a D850, apenas no teste ISO mais alto (ISO25600), verifica-se um declínio na resolução geralmente excelente. A esta velocidade do ISO25600, a Nikon D850 captura 1849 pares de linhas por altura de imagem (67% do máximo teórico. No entanto, mesmo este menor desempenho na medida absoluta de pares de linhas por altura de imagem, não é muito menor do que a Nikon D810 no menor velocidade de ISO12800 (1885 pares de linhas por altura de imagem, 77%)).
A captura de detalhes finos é muito boa na Nikon D850, e há pouca diferença observável na textura fina em alto contraste entre ISO64 e ISO1600. No ISO400 em uma cena de alto contraste, a Nikon D850 produziu um índice de artefatos de 24,8%; No mesmo ISO, a Nikon D810 produziu 40,1%. Poucos artefatos estão presentes em imagens tiradas pela Nikon D850 de cenas de alto contraste a velocidades variando de ISO64 (25,3%) a ISO6400 (36,0%). No entanto, as cenas de baixo contraste filmadas em ISO6400 (51,5%) e ISO12800 (61,8%) mostram mais artefatos, e o D850 tem pontuações mais pobres do que o D810. No ISO6400, uma reprodução da Nikon D850 de uma foto de grama perdeu alguns detalhes, em comparação com o mesmo disparo de reprodução no ISO inferior.
As bordas contrastadas nas imagens de teste capturadas pela Nikon D850 em vários ISOs, parecem naturais aos olhos quando vistas em 100%. A curva de nitidez indica que o grau de superação e são relativamente moderados com modulações abaixo de 11% (com exceção da modulação de 11,6% na ISO2200). Em comparação, o D810 produz menos modulação (geralmente inferior a 5,5%) em sua nitidez. No entanto, o aperfeiçoamento superficial pode fazer com que as imagens pareçam desagradáveis (embora isso possa ser ajustado pelo usuário no pós-processamento). A profundidade e extensão do overshoot e undershoot são semelhantes na Nikon D850, em contraste com o D800 que produziu mais overshoot e relativamente pouco undershoot.

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As medidas do ruído visual da Nikon D850 mostram que o ruído ocorre principalmente na parte mais escura dos tons médios. As medidas de ruído mostram quantidades relativamente grandes de ruído, e esse ruído aumenta com o aumento do ISO. No entanto, grandes quantidades de ruído são um efeito esperado com câmeras com uma resolução tão grande. As imagens feitas pela D850 têm menos ruído do que as feitas pela D800. Comparando as imagens feitas pela Nikon D850 no ISO1600 com uma feita no mesmo ISO pela Sony Alpha 9, outra câmera recente com um sensor grande, verifica-se que a imagem Nikon é um pouco barulhenta, embora não seja o suficiente para perturbar. No entanto, para ver a imagem da Sony com aproximadamente o mesmo tamanho (100% para a Nikon D850), é necessário ampliá-la para 135%, o que resulta, obviamente, em uma imagem pixelada. Esta é outra maneira de demonstrar que os valores de ruído mais altos na Nikon serão equilibrados pelas melhorias da imagem com a excelente resolução do sensor grande.

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A gama dinâmica da Nikon D850, quando testada de acordo com a norma ISO 15739, é menor do que alguns concorrentes e um pouco pior do que a Nikon D800. A Nikon D850 mostra uma faixa dinâmica entre f8.6 e f8.9 entre ISOs variando de ISO64 a ISO3200. Na ISO6400, uma reprodução de uma foto de pedras e grama mostra uma redução na captura de cores (as pedras que são acastanhadas são mostradas como um pouco mais cinzas do que as reproduzidas usando a Nikon D850 em ISO inferiores). No ISO12800, as pedras são mostradas apenas como cinza.

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A reprodução de cores pela Nikon D850 é muito boa, com apenas alguns vermelhos apresentando forte desvio da cor de referência em ISO64. A reprodução de cores é consistente à medida que o ISO aumenta, mostrando a versatilidade desta câmera para diferentes ISOs. A diferença de cor para esta câmera (ΔE) varia de 9,9 a 10,4 em ISOs de ISO64 a ISO6400. Mesmo no ISO12800 é apenas 10,7. Isso é melhor do que a Nikon D800, que mostrou um escore ΔE bastante consistente de mais de 11.
O balanço de branco automático apresenta excelentes resultados (0,8) nas ISOs através do ISO6400. O balanço de brancos é semelhante entre todos esses ISOs, o que significa que fotos tiradas em uma gama de ISOs mostrarão saldos brancos semelhantes. No ISO12800 (com uma medida de 1.1) e acima, o balanço de branco ainda é muito aceitável.
O tempo de inicialização da câmera é de 0,2 segundos, o que dificilmente é visível. O intervalo de tempo entre pressionar o botão e o obturador sendo liberado é de 0,08 segundos (sem autofoco).

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O foco automático é bastante rápido: usando o visor óptico, o foco automático leva 0,19 segundos em luz brilhante e apenas uma fração maior em baixa luz (0,20 segundos). Ao focar usando Live View, o foco automático é completado em 0,63 segundos em luz brilhante e 0,66 em pouca luz. O tempo total de pressionar o botão de liberação até que a câmera seja focada eo disparador liberado seja 0,71 segundos em luz brilhante e 0,73 em pouca luz. Isso é muito mais rápido do que o D810, que demorou um segundo para se concentrar no Live View em condições claras e de pouca luz.
A Nikon D850 é capaz de gravar arquivos grandes com uma taxa bastante rápida. Os testes mostram que pode gravar 9,1 quadros por segundo no formato RAW – em comparação com 5,1 por segundo pelo D810. O D850 pode armazenar 19 RAWs antes de abrandar, embora o D810 possa armazenar 20. No formato JPEG, a Nikon D850 dispara 9,2 quadros por segundo no melhor JPEG e pode armazenar 70 imagens antes de diminuir a velocidade. Em comparação, a Nikon D810 pode filmar 5,1 JPEG por segundo e armazenar 56.

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Vídeo
A qualidade da imagem no modo de vídeo é consistentemente boa em ISO baixo e alto, embora os vídeos feitos pela Nikon D850 não estejam perto da excelente resolução das imagens estáticas. Todas as medidas também mostram uma melhora no vídeo sobre o D810. O afilamento é moderado (657 e 361 excedem e são inferiores a ISO baixo) e a perda de textura é moderada. A maior perda de textura ocorre no alto ISO ao capturar uma cena de baixo contraste. Há menos ruído visual em todas as condições de visualização, de vídeos gravados em ISO elevado em comparação com os produzidos pela Nikon D810. Por exemplo, a 100% (condição de exibição 1), o escore de ruído é 1,0 no filme produzido pelo D850 e 1,9 no produzido pelo D810.

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Resolução
• A Nikon D850 captura 2591 pares de linhas por altura de imagem em ISO64, 94% do máximo teórico.
• No ISO400, a Nikon D850 registra 2389 pares de linhas por altura da imagem (87% do máximo teórico). Em comparação, a Nikon D810 capturou 2228 pares de linhas por altura de imagem em ISO400, que é 91% do máximo teórico. O D800 gravou pares de linhas de 1993 por altura de imagem.
• Somente no teste ISO mais alto (ISO25600), verifica-se um declínio na resolução geralmente excelente (1849 pares de linhas por altura de imagem, 67% do máximo teórico, mas em medição absoluta não muito menor do que a Nikon D810 na menor velocidade de ISO12800 (1885 pares de linhas por altura de imagem, 77%).

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Perda de textura
• A captura de detalhes finos é muito boa na Nikon D850, e há pouca diferença observável em textura fina em alto contraste entre ISO64 e ISO1600.
• No ISO400 em uma cena de alto contraste, a Nikon D850 produziu um índice de artefatos de 24,8%; No mesmo ISO, a Nikon D810 produziu 40,1%.
• Poucos artefatos estão presentes em imagens tiradas pela Nikon D850 de cenas de alto contraste a velocidades que variam de ISO64 (25,3%) a ISO6400 (36,0%).
• As cenas de baixo contraste filmadas em ISO6400 (51,5%) e ISO12800 (61,8%) mostram mais artefatos e o D850 tem pontuações mais pobres do que o D810.
• No ISO6400, uma reprodução pela Nikon D850 de uma foto de grama perdeu alguns detalhes, em comparação com o mesmo disparo de reprodução no ISO inferior.
Edge contrast / sharpening
• A curva de nitidez mostra que o grau de sobreposição e superação é relativamente moderado com modulações inferiores a 11% (com exceção da modulação de 11,6% em ISO2200).
• Em comparação, o D810 produz menos modulação (geralmente inferior a 5,5%) em sua nitidez.
• Inspeção visual de bordas contrastadas em imagens de teste capturadas pela Nikon D850 em vários ISOs, mostra que as bordas parecem naturais quando vistas em 100%. As imagens da Nikon não mostram a artificialidade de uma borda fortemente afiada.
• A profundidade e extensão do overshoot e undershoot são semelhantes na Nikon D850 (por exemplo, em ISO400, overshoot of 770 e undershoot de 741 para uma modulação total de 8,9%). Isso contrasta com o D800, que produziu quantidades desiguais (por exemplo, no ISO400, um excesso de 551 e um valor inferior a 76, modulação total de 4,8%).

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OECF VN / ruído
• As medidas do ruído visual da Nikon D850 mostram que o ruído ocorre principalmente na extremidade mais escura dos tons médios.
• As medidas de ruído mostram quantidades relativamente grandes de ruído, e esse ruído aumenta com o aumento de ISO. No entanto, grandes quantidades de ruído são um efeito esperado com câmeras com uma resolução tão grande.
• As imagens feitas pelo D850 têm menos ruído do que as feitas pelo D800.

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Faixa dinâmica
• Testes realizados de acordo com a norma ISO 15739, mostram que o alcance dinâmico da Nikon D850 é menor do que alguns concorrentes e um pouco menos do que o Nikon D800. A Nikon D850 mostra um intervalo dinâmico entre 8,6 e 8,9 entre ISOs variando de ISO64 a ISO3200.

Reprodução de cores
• A diferença de cor para esta câmera (ΔE) varia de 9,9 a 10,4 em ISOs de ISO64 a ISO6400. Mesmo no ISO12800 é apenas 10,7. Isso é melhor do que a Nikon D800, que mostrou um escore ΔE bastante consistente de mais de 11.
Balanço automático de branco
• O balanço de branco automático apresenta resultados excelentes e consistentes (0,8) nas ISOs através do ISO6400.
• No ISO12800 (com uma medida de 1.1) e acima, o balanço de branco ainda é muito aceitável.

Vídeo
• A qualidade da imagem no modo de vídeo é boa em ISO baixo e alto, embora os vídeos feitos pela Nikon D850 não estejam perto da excelente resolução das imagens estáticas.
• Os vídeos filmados pela Nikon D850 no ISO elevado mostram muito menos ruído visual em todas as condições de visualização do que as disparadas pela Nikon D810. Por exemplo, a 100% (condição de visualização 1), o escore de ruído é 1,0 no filme produzido pelo D850 e 1,9 naquele feito pela D810.
• Os vídeos tirados no ISO elevado mostram apenas um pouco mais de ruído do que os quadros de vídeo fotografados no ISO baixo.
• O equilíbrio de branco automático em alto e ISO funciona bem, com uma pontuação de 0,6 em ISO baixo e 0,2 em ISO elevado.
• A perda de textura é moderada, mas ainda é uma melhoria em relação ao D800. Um vídeo feito de uma cena de baixo contraste no ISO alto mostra a maior perda de textura.
• O afilamento é moderado (657 overshoot e 361 undershoot em ISO baixo).

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Tempo de inicialização
• O tempo de inicialização da câmera é de 0,2 segundos, o que dificilmente é perceptível.
• O intervalo de tempo entre pressionar o botão e o obturador que está sendo liberado é de 0,08 segundos.

Disparo contínuo
• A Nikon D850 dispara 9,2 quadros por segundo no melhor formato JPEG e 9,1 imagens RAW em segundo lugar.
• Da mesma forma, a Nikon D850 pode armazenar 70 imagens JPEG antes de desacelerar e 19 no formato RAW.
• Em comparação, a Nikon D810 pode disparar 5,1 JPEG por segundo e armazenar 56 e 5.1 RAWs, até 20.

Autofocus (300lx)
• A focagem automática usando o visor óptico é de 0,19 segundos na luz brilhante.

Autofocus (30lx)
• A velocidade de foco automático em pouca luz, é de 0,20 segundos, com o tempo até a liberação do obturador de 0,27 segundos.

Autofocus (300lx) Visualização ao vivo
• A velocidade de foco automático em luz brilhante usando o Live View é de 0,63 segundos, com o tempo total de pressionar o botão de liberação até que a câmera seja focada e o disparador liberado seja 0,71 segundos.

Autofocus (30lx) Visualização ao vivo
• A velocidade de focagem automática em pouca luz usando o Live View é de 0,66 segundos, com o tempo total de pressionar o botão de liberação até que a câmera fique focada e o obturador liberado seja 0,73 segundos.

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Manipulação – Ergonomia
A Nikon D850 é robusta e sólida. O corpo e a bateria juntos pesam 1005g pesados, em comparação com os 990g do D800. Com a aderência da bateria externa e sua bateria, o D850 pesa em 1420g, mesmo antes de adicionar uma lente. O D850 tem uma aderência profunda que é confortável para mãos médias. O ponto de repouso para o polegar da mão direita está em um ângulo leve, o que parece ergonômico em comparação com o design vertical do descanso do polegar no D800.
Não há menos de 22 botões no corpo Nikon D850. Além disso, a câmera exibe dois mostradores na extremidade superior direita do corpo aos quais os usuários da Nikon estarão acostumados, mais o multi-seletor familiar, e também um pequeno joystick chamado sub-seletor. Entre os seis botões programáveis, há dois que podem ser programados para um simples pressionamento de botão, ou o botão e um dial juntos. (Um quirk é que cada botão pode ser usado apenas para um desses dois tipos de operações). As configurações podem ser revisadas rapidamente (mas não alteradas) com o botão ‘info’ (não deve ser confundido com i). Os botões e o display LED no D850 são iluminados: um recurso maravilhoso para aqueles que mentem para tirar fotos em pouca luz.
O menu principal é apresentado como um menu padrão da Nikon, com abas à esquerda e submenus acessíveis por rolagem. O menu principal também pode ser navegado usando as opções da tela sensível ao toque do monitor, mesmo com dedos bastante grandes. Um menu curto está diretamente disponível pressionando o botão i, sendo as duas melhores opções o banco de fotos personalizável e o banco de configurações personalizadas.
O visor óptico é grande e brilhante e cobre 100% do quadro FX. (Em outros modos de imagem, o visor exibe 97% ou mais da imagem em cada direção (horizontal e vertical).) Ao fotografar imagens em formatos menores, como DX, pode-se configurar o visor para mascarar as partes da vista que não seja capturado. As ajudas de composição estão disponíveis, bem como todas as informações de exposição que possam ser necessárias. A tela de toque permite a focagem e a liberação do obturador.
Estranhamente, os 153 pontos de foco estão todos colocados dentro das áreas de colchetes familiares de modelos anteriores de câmera Nikon (embora com um sensor maior, eles cobrem uma área maior em uma imagem final). Cinquenta e cinco dos pontos de foco podem ser selecionados pelo usuário, e uma série de opções estão disponíveis, incluindo focagem pontual e rastreamento de assunto. Pode-se focar quase em qualquer lugar na Visualização ao vivo usando a tela de toque. O D850 também oferece bracketing de foco (chamado Modo de Deslocamento de Foco) e a opção de agrupamento de tiros para que eles possam estar preparados para o empilhamento de foco no pós-processamento.

A medição de luz tem uma série de opções de convencional (matriz e local, por exemplo) a menos usual (a medição ponderada em destaque pode ser muito útil quando se quer ter certeza de capturar detalhes nas porções mais brilhantes de uma cena, por exemplo) . O usuário pode escolher: exposição, flash, exposição e flash, e balanço de branco, bem como foco.
As ajudas de composição, que podem ser selecionadas para sobrepor a cena tanto na Visualização ao vivo como no visor, são pouco convencionais. Assim, por exemplo, como com as Nikons anteriores, a sobreposição da grade é 4 x 4, e não existe nenhuma opção para uma regra de terços ou grade diagonal. No entanto, existem algumas ajudas compositivas interessantes na Visualização ao vivo, especialmente especialmente para aqueles que usam a câmera em um tripé para a estabilidade. Um exemplo é um zoom de tela dividida para ajudar a verificar a nitidez. O foco em pico e um nível 3D são outras ferramentas úteis disponíveis no Live View.
No dial do modo de liberação, as novas opções são “silenciosas” e “silenciosas contínuas”. Silenciar o obturador diminui o número máximo de quadros por segundo para 6 – e traz os problemas de efeito de obturador de rolamento com ele. Se alguém quiser usar o obturador silencioso com quadros mais rápidos por segundo, há uma opção para fotografar imagens JPEG DX com um tamanho fixo de 3600 x 2400.

Outra opção no dial do modo de liberação é ‘mirror up’. Isto não é para visualizar ou limpar o sensor (isso pode ser feito através do menu principal), mas sim para fotografar sem desfocar a vibração da câmera causada pelo movimento do espelho voltando para cima. Um compõe e mede o tiro primeiro, desliza o espelho para cima e, em seguida, o obturador eletrônico é usado para capturar o tiro.
Embora o D850 não tenha flash incorporado, possui uma sapata e uma tomada para conexão de cabo a um flash remoto, ao lado da tomada de disparo do obturador remota. Outras conexões são HDMI e USB, cada uma com sua própria capa para ajudar a manter fora a poeira e sujeira, bem como fones de ouvido e tomadas de microfone externas em uma única capa. O corpo também inclui um alto-falante pequeno na parte de trás da câmera.
Tanto as imagens RAW quanto as JPEG podem ser salvas em uma variedade de tamanhos, o que é muito útil, dada a excelente resolução. Para aqueles que querem transferir imagens grandes sem um leitor de cartões e sem cabeamento direto, a Nikon não oferece acesso LAN integrado, mas sim a possibilidade de um adaptador Nikon WT-7 separado para Wi-Fi e com uma porta LAN. Este não é um acessório barato em termos de orçamento. A Nikon também oferece conectividade Bluetooth SnapBridge, que é o método pelo qual as informações de localização geográfica podem ser incluídas nas informações da imagem. As imagens podem ser transferidas para um smartphone, embora a explicação no manual explica como selecionar (apenas) algumas imagens para transferência, implica que a transferência pode não ser terrivelmente rápida.

Vídeo
A Nikon D850 é uma câmera de fotógrafo, embora uma com muitas opções de vídeo. É possível interromper a gravação de vídeo para tirar uma foto fixa ou salvar uma única moldura como JPEG na câmera. Os vídeos podem ser gravados no modo manual, com prioridade de abertura, prioridade do obturador ou no modo programado (disparo e abertura automática). O foco e a abertura podem ser ajustados manualmente durante a filmagem de vídeo; se alguém tiver um tripé ou mãos fortes e suportar a câmera pesada com um dedo ou mão livre, o foco pode até ser alterado tocando no monitor da tela sensível ao toque durante a filmagem. No entanto, o microfone embutido retoma os sons da lente em movimento, e estes são muito óbvios na reprodução. Este é o lugar onde um microfone externo seria útil, juntamente com fones de ouvido.
Para ajudar com boa composição, ferramentas como um nível, ajudas de composição ou um histograma podem ser exibidas em um monitor durante a filmagem. A câmera pode ser configurada para ajustar o ISO automaticamente durante a filmagem.

A ênfase nessa câmera pela Nikon está em qualidade: uma variedade de formatos disponíveis, incluindo timelapse e câmera lenta. 4k vídeos são possíveis, e uma opção de redução de vibração está disponível (com um quadro ligeiramente recortado). Os filmes são gravados em sRGB. O timelpase pode ser disparado em 8K e 4K, embora os disparos 8K sejam organizados usando software de terceiros em uma saída de vídeo. Existe uma opção para fazer vídeos em câmera lenta (sem som e em formato DX): uma gravação de 3 minutos é reproduzida ao longo de 12 minutos ou 15 minutos.
O menu do filme oferece opções como redução de vento, atenuação (de distorção de som) e tipo de recipiente de vídeo (mov ou mp4). Na Visualização ao vivo, pode-se acessar outras opções através do botão i, como abertura de energia (menores proporções de mudanças de abertura).
A Nikon D850 é uma câmera que pode ser personalizada para o usuário que demora a programar muitas configurações personalizáveis. A qualidade das imagens de alta resolução produzidas por esta câmera é excelente em uma ampla gama de ISOs. Com qualidade, velocidade e robustez, esta é uma câmera para uma variedade de usos pelo fotógrafo sério.

Corpo e botões
• Pele acidentada e acidentada.
• As tampas de borracha são robustas e podem ser fechadas individualmente.
• O corpo e a bateria em conjunto pesam num formidável 1005g.
• Seis botões programáveis: alguns dos botões rotulados podem ser reprogramados para um atalho diferente. Por exemplo, o botão BKT pode ser reprogramado para configurar o próximo tiro para HDR ou para exposição múltipla em vez de bracketing.
• O seletor de modo de liberação tem Q (silencioso) e Qc (Quiet contínuo) adicionado entre modos contínuos e o disparador automático.
• Uma simples puxada do interruptor de energia acende a tela LED e acende os botões – uma característica fabulosa para uso no escuro.

Estrutura do menu:
• O menu principal é apresentado como um menu padrão da Nikon, com guias à esquerda e submenus para percorrer.
• O menu principal pode ser navegado usando as opções da tela sensível ao toque do monitor. Os itens do menu são navegáveis mesmo com dedos bastante grandes, apesar do uso de um tamanho de fonte padrão.
• Um menu curto está disponível diretamente pressionando o botão i.
• As configurações também podem ser alteradas diretamente na câmera pressionando o botão apropriado e girando um seletor.

Funcionalidade
• O bracketing de foco (denominado Modo de Deslocamento de Foco) e a opção de agrupamento de tiros para que possam ser preparados para o empilhamento de foco no pós-processamento.
• Três tamanhos diferentes de arquivos RAW podem ser selecionados, bem como diferentes compressões de JPEG (também disponíveis em diferentes tamanhos).

Características especiais:
• O modo silencioso de disparo do obturador está disponível, também como disparo em rajada – embora este seja mais lento do que o disparo contínuo normal (indicado pela Nikon para 3 quadros por segundo em comparação com 7). Existe uma segunda opção para fotos menores em formato Dx com mais quadros por segundo.
• Ao fotografar imagens em pequenos formatos, como Dx, pode-se configurar o visor para mascarar as partes da vista que não serão gravadas no formato Dx.
• Uma montagem de digitalização negativa externa permite converter filmes negativos em positivos guardados como JPEG.
• Possível interromper a gravação de vídeo para tirar uma fotografia fixa ou para salvar uma única moldura como JPEG na câmera.

Conectividade
• Opções para conectividade: cabo de flash externo, bem como flash hot shoe; um gatilho remoto de dez pinos para disparadores remotos, incluindo controladores remotos sem fio ou unidades de GPS.
• Microfone e fone de ouvido, USB3, mini jacks HDMI.
• Nenhuma conexão WLAN ou LAN integrada; O adaptador Nikon WT-7 separado para WiFi e com uma porta LAN, é compatível com o D850.
• As imagens também podem ser transferidas para um smartphone.

Vídeo
• O timelapse pode ser disparado em 8K e 4K, embora os tiros 8K devem ser organizados usando software de terceiros em uma saída de vídeo.
• Diferentes formatos de vídeo disponíveis, incluindo as proporções FX (16: 9) e DX.
• Possibilidade de fazer vídeos em câmera lenta (sem som e em formato DX): uma gravação de 3 minutos pode ser reproduzida em 12 minutos ou 15 minutos.
• Pode-se escolher um nível, ajudas de composição ou histograma para serem exibidos durante a gravação de vídeo.
• O menu do filme oferece opções como redução de vento, atenuação (de distorção de som) e tipo de recipiente de vídeo (mov ou mp4). (Somente) quando em modo de exibição ao vivo e no modo de vídeo, pode-se acessar outras opções através do botão i, como abertura de energia (menores proporções de mudanças de abertura),
• O ISO pode ser ajustado automaticamente pela câmera durante a filmagem, para garantir a iluminação uniforme.

Veja todos os gráficos de desempenho do equipamento:

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Teste TIPA (Techinical Image Press Association).  A FHOX vai publicar testes feitos pela renomada associação da qual a FHOX é membro. Os novos testes são realizados pela Image Engineering GmbH & Co localizada em Colônia na Alemanha. TIPA conta com 30 das mais importantes publicações mundiais da fotografia. E a FHOX é a única representanteda América Latina. 

Próximo teste será com a Canon EOS 200D