News 7 meses atrás | Flávio A. Priori

A Terra e o Lado Oculto da Lua

Foto tirada por satélite chinês captura a Lua pelo seu lado que não pode ser visto pela Terra.

por Revista FHOX

Um satélite chinês que está na orbita da Lua capturou uma imagem em um angulo pouco usual. A foto retrata o lado oculto da luta e nosso planeta Terra no mesmo quadro. A imagem foi tirada no último domingo, dia 3 de fevereiro.

O momento foi capturado pelo satélite DSLWP-B (Longjiang-2), que adentrou a órbita da lua em junho de 2018. O equipamento foi usado primariamente para ajudar na missão da sonda Chang’e-4, que pousou no lado oculto no começo do ano.

O lado oculto ou escuro têm esse nome devido ao fenômeno chamado Rotação Sincronizada, no qual, segundo a Wikipedia, “o período orbital do objeto em órbita é igual ao seu período de rotação”. Isso faz com que sempre a mesma face da lua esteja voltada à Terra, independente de onde estejamos.

A foto original sem correções de iluminação é a que está logo abaixo.

lua

Participe da primeira turma online da Escola de Negócios FHOX 

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você. Tudo respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.