Conheça o Mercado FHOX! O marketplace especializado no mercado de fotografia e imagem!


Tendência do momento: ensaios de pet estilo newborn e mesversário fazem sucesso

Labrador retriever dog with a birthday cake and a party hat

Empreendimentos especializados em pets com serviços inusitados ganham espaço e são febre no mercado 

Mesmo com a economia enfraquecida, o mercado para os animais só cresce, e, segundo dados do Instituto Pet Brasil, o ramo cresceu 13,5% e movimentou mais de R$ 40 bilhões só em 2020. 

É cada vez maior o número de negócios que abrem voltados especialmente para esse segmento, ou que se adaptam para se tornar “pet friendly”. Já é possível encontrar padarias, confeitarias, creches e até bares temáticos exclusivos para os queridos animais de estimação. 

Mirando nesse mercado com grande potencial, é muito comum que estúdios de fotografia também estejam se adaptando para registrar momentos especiais dos “filhos de quatro patas”, com ensaios temáticos como newborn ou registros de aniversário, que, se antes eram celebrados apenas em casa, hoje são fotografados por profissionais e possuem até cardápio com comes e bebes especiais para os bichinhos.

Esses ensaios são uma forma de reconhecimento da importância destes companheiros e também uma forma de registrar os momentos de vida com seus tutores, e, se você decidir apostar nessa onda, que veio para ficar, lembre-se de fazer um bom planejamento estratégico para que seu negócio tenha um diferencial e se torne um sucesso. O apoio de um profissional de faculdade de administração pode ser muito útil nessa etapa. 

Confira algumas dicas!

Cenário

É possível disponibilizar no estúdio um espaço para retratos de pets, com cenários interativos e opções de petiscos e mordedores. O ideal é fornecer um momento em família em um ambiente tranquilo e seguro para os animais, fazendo com que as fotos sejam mais espontâneas. Os ensaios também podem ser realizados na casa dos clientes ou em ambientes externos.

As sessões podem levar até 40 minutos, e os tutores podem levar figurinos para troca de roupas, desde que isso não estresse o animal fotografado. 

Brincadeiras

Incentivar brincadeiras pode ser uma boa saída para um clique perfeito. Para isso, conte com a ajuda do tutor para capturar cenas mais naturais. 

Se a família optar por uma foto posada, o ideal é levar o brinquedo favorito dele para chamar a atenção antes do clique. 

Cães e gatos

O comportamento de cães e gatos varia muito, por isso é importante respeitar a particularidade de cada bichinho. Procure sempre um momento de descontração para as fotos, respeitando sempre o espaço e a vontade dos pets. 

Com os animais mais agitados, um brinquedo pode ajudar; já para os animais mais tímidos uma boa dose de paciência é essencial para um bom registro.