News 2 anos atrás | Redação

Temer veta uso de imagens oficiais para memes

Planalto proíbe o uso de fotos sem créditos para criação de memes do presidente Michel Temer. PT disponibiliza seu acervo de fotos

por Revista FHOX

O Planalto vetou o uso de fotos oficiais do presidente Michel Temer para a produção de memes –imagens com frases em tom bem humorado que viralizam na internet – a menos que sejam acompanhadas dos devidos créditos. Blogueiros e celebridades da web foram notificados pelo Planalto por estarem usando as imagens sem créditos. Segundo a notificação, “todas as fotografias [disponíveis nos canais do governo] estão liberadas para uso jornalístico e divulgação das ações governamentais”, e que “é necessária autorização prévia da Secretaria de Imprensa da Presidência da República” para o uso das fotos “para outras finalidades”.

michel-temerLula Marques/Agência PT

Lembrando que o artigo 24, inciso II, da Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98) estabelece que ter seu nome ou pseudônimo (ou seja, o crédito) indicado é um direito do fotógrafo. Mesmo assim, o assunto acabou virando polêmica nas redes sociais.

Uma mensagem publicada por Alexandre Inagaki, do Pensar Enlouquece, fala sobre as notificações. De acordo com ele, os responsáveis pelas páginas Capinaremos e Ah Negão!, receberam e-mails da Presidência. Na mensagem, o interlocutor, do departamento de produção e divulgação de imagens, cobra os créditos das fotos.

Aproveitando o momento, o PT também entrou na polêmica. Em postagem em seu site oficial, o partido ofereceu aos internautas suas fotos do Flickr para que sejam usadas na criação de memes envolvendo o presidente Michel Temer, do “governo golpista”, como afirma o texto do partido. Confira: