News 3 anos atrás | Redação

Telescópio Event Horizon em breve terá a primeira fotografia de um buraco negro

Embora nunca visto diretamente, este objeto, catalogado como Sagittarius A*, foi estimado existir de forma que perturbe as órbitas das estrelas vizinhas

por Revista FHOX

O telescópio Event Horizon (EHT) está se aproximando do momento de tirar uma foto do Sagitário A*, um buraco negro supermaciço gigante no centro da Via-Láctea. De 5 a 14, o telescópio virtual que foi construído nas últimas duas décadas, vai penetrar no buraco negro no centro de nossa galáxia.

dark holeHotaka Shiokawa/CFA/HARVARD

Usando uma técnica chamada interferometria de linha muito longa, a equipe do EHT transforma todos os observatórios participantes em um telescópio gigantesco que engloba todo o planeta. Essa corrida em torno de um ponto no espaço a milhares de km por segundo, sugere que o buraco negro tenha uma massa cerca de 4 bilhões de vezes a massa do Sol. Mas por mais colossal que pareça, a “borda” do buraco negro – o horizonte dentro do qual a imensa gravidade prende toda luz – pode não ter mais que 20 milhões de km de extensão.

os cientistas tiveram de instalar equipamentos especiais em todas as instalações de rádio envolvidas nas observações. Isso inclui grandes discos rígidos para armazenar volumes colossais de dados, e relógios atômicos para sincronizar precisamente tudo. Nada acontece no local das detecções – os discos rígidos devem primeiro ser transportados para uma grande instalação de computação no MIT Haystack Observatory em Westford, nos arredores de Boston, Massachusetts.

Os pesquisadores disseram que poderia levar até o início de 2018 antes de ver a primeira foto da humanidade de um buraco negro. Quanto ao que eles estão esperando para ver, será algo como a simulação divulgada no ano passado:

buraco negro (assim como a minha vida)NASA/UMass/D.Wang

Baseado na teoria de Einstein da relatividade geral, é suposto ver um crescente de luz em torno de uma bolha preta. Essa luz é emitida pelo gás e pela poeira antes que o buraco negro os devore, enquanto a gota escura é a sombra lançada sobre aquele caos.