News 3 anos atrás | Redação

“Te amo Floripa”: em livro, fotógrafo expressa todo seu amor pela cidade

Markito mostra sua visão da cidade de Florianópolis. O fotógrafo construiu um dos maiores arquivos de imagens da cidade

por Revista FHOX

O fotógrafo Markito apresenta o projeto “Te amo Floripa”, que para ele representa o “ser” – ser pensante, o coração, o amor, a religiosidade, a contemplação e a reflexão. O fotógrafo organizou um fotolivro, que mostra sua visão da capital de Santa Catarina.

markito-9Markito

Sobre o livro, por Cláudio Brandão

Neste livro, que Markito nos apresenta, é possível perceber toda sua paixão pela terra que escolheu para morar. Fotógrafo incansável, daqueles que volta várias vezes ao mesmo lugar em busca da melhor luz, matéria prima da boa fotografia. Através de seu trabalho, Markito construiu um dos maiores arquivos de imagens de Florianópolis.

Assim, colaborar com a edição das fotografias aqui apresentadas tornou-se uma tarefa complexa, na medida que muitos instantâneos precisaram ser deixados de fora para atender ao objetivo do livro: fazer um passeio pela ilha a partir do centro da cidade, passando por seus vários distritos, revelando sua diversidade geográfica, arquitetônica e humana.

Na maior parte das imagens que podemos apreciar, a ideia da metrópole não está em primeiro plano e tampouco se faz importante, visto que esta não é a vocação desta ilha capital. São os detalhes, que revelam uma cidade ainda bastante preservada, com engenhos de farinha, núcleos de pescadores e praias quase intocadas. Apresentadas em preto e branco as imagens se afastam da beleza óbvia, levando o olhar a buscar seus próprios detalhes da forma e da expressão, construindo uma ilha única para cada um dos apreciadores deste livro.