News 8 meses atrás | Flávio A. Priori

Foto vira símbolo dos protestos da população no Sudão

Imagem de jovem em meio a manifestação viralizou na internet

por Revista FHOX

Sudão

O Sudão está passando por uma situação bastante delicada desde o final do ano passado. Por conta de uma grave crise econômica e forte repressão do governo às reclamações, a população tomou as ruas das principais cidades do país. E em meio aos protestos, uma foto em particular correu o mundo servindo como símbolo da luta do povo.

A imagem mostra uma jovem sudanesa entoando cantos em uma manifestação. O nome dela é Alaa Salah, 22 anos, estudante de jornalismo. A foto foi registrada na semana passada, por Lana H. Haroun. Para o site da CNN, Alaa disse: “Eu queria subir (no carro) e falar com as pessoas… falar contra o racismo e o tribalismo em todas suas formas, que afeta a todos de diversas maneiras. Eu queria falar em nome da juventude… eu queria sair e falar que o Sudão é para todos”.

A foto possui muito mais significados do que pode parecer em um primeiro momento. De acordo com Hidden Makki, educadora antirracismo, postou em seu Twitter, os brincos dourados são uma peça tradicional de noivas, e as vestes brancas remetem as mães e avós, que lutaram contra antigas ditaduras entre as décadas de 60 a 80. Makki ainda complementa que “os sudaneses estão se referindo as mulheres em protestos como ‘Kandaka’, título dado as rainhas Núbias no Sudão da antiguidade”.

Em tempo, Omar al-Bashir, ditador no país pelos últimos 30 anos foi deposto na semana passada. Mas ainda há muitos pontos a serem resolvidos e os protestos não devem terminar tão cedo. Esta matéria do G1 explica as motivações das manifestações, para aqueles que desejem se aprofundar no assunto.