News 6 meses atrás | Flávio A. Priori

Inteligência Artificial é capaz de colorir fotos antigas em instantes

Programa desenvolvido em hackathon na Singapura é capaz de colorir fotos em preto e branco em segundos

por Revista FHOX

Um grupo participante de um hackathon desenvolveu uma ferramenta capaz de colorir fotos em preto e branco em instantes. Sob o nome de Colourise.sg, o programa é um projeto da divisão de dados e inteligência artificial do governo de Singapura.

colorir

Tecnicamente esse não é a primeira vez que algo do tipo é elaborado mas, segundo os desenvolvedores, o diferencial dessa IA é a capacidade de colorir fotos antigas. Isso se deve ao fato dela ter sido treinada com fotos históricas de Singapura. Essa “restrição” da origem das fotos acaba tornando os resultados mais fidedignos. Um post do blog governamental explica mais a fundo essa questão.

Para esse treinamento do Colourise.sg foram usadas 500 mil imagens. Todas foram aplicadas a um grupo de placas gráficas NVIDIA V100 trabalhando em série. Após esse passo, o sistema ainda usou da computação em nuvem do Google, que trabalha com placas NVIDIA Tesla K80.

colorir
Comparação da coloração

O mais legal disso tudo é que a ferramente está disponível on-line no site oficial do projeto e podemos testar com nossas próprias fotos. Vale dizer que há garantia que as cores usadas serão necessariamente as reais do momento. A seleção de tons tenta ser o mais plausível possível.

Participe da primeira turma online da Escola de Negócios FHOX 

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você. Tudo respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.