News 4 anos atrás | Diogo Amorim

Sérgio Poroger lança fotolivro inspirado na musicalidade do sul norte-americano

"Cold Hot" tem 120 páginas, 66 fotografias e pode ser encontrado nas livrarias da Vila, Cultura, Travessa, nos sites da Amazon e do autor

por Revista FHOX

Partindo da constatação de que imagens podem gerar sons, ainda que imaginários, o fotógrafo e jornalista Sérgio Poroger registrou em dezembro de 2014, em uma jornada através do sul dos Estados Unidos, fotografias que agora se transformaram no livro. O livro conta com curadoria de Eder Chiodetto e teve patrocínio do Lafayette Convention and Visitor Center, no Estado de Lousiana, entre outros apoiadores.

cold-hot-14Sérgio Poroger

“Viajar de carro pelos Estados Unidos era um sonho de menino. Quando entrei de cabeça no projeto do livro, conversei com um grande amigo fotógrafo que me disse que a viagem e o livro deveriam ter um tema. Pensei numa de minhas outras paixões: a música”, conta Sérgio à FHOX. O fotógrafo pesquisou a região sul norte-americana por quase dois anos. A escolha foi pautada por considerá-la como a mais musical.

“Me deparei com uma América muito diferente daquela que conhecia. Às vezes suja e pobre, às vezes grandiosa e cheia de vida. Percebi que até as pessoas eram diferentes. Gostavam de conversar, riam e o tempo passava mais devagar. A partir dai o livro teve uma mudança de rota e procurei mostrar como a música chega a influenciar os cenários e os hábitos dos moradores da região”, finaliza Poroger, que além das fotos, escreveu o texto de apresentação e pequenos apontamentos que costuram as imagens.

cold-hot-11Sérgio Poroger

Circulando por mais de 3.000 quilômetros, o fotógrafo percorreu os estados da Georgia, Tennessee, Mississipi, Louisiana e Texas, além de colocar os pés na lendária Blues Highway, a Rota 61, em uma paisagem que alterna o humilde estilo de vida de certas populações com cidades ostentando arranha-céus opulentos, mas que ofereciam uma percepção constante: a musicalidade que exalava em qualquer parte – a diversidade musical abrange do blues ao country, passando pelo jazz clássico e pelo rock and roll dos anos 50.

Tudo está registrado em “Cold Hot”, título explicado por Eder Chiodetto: “as imagens se conectam pela composição, pelos intrincados jogos de luz e também pelas tonalidades que conotam aquecimento extremo ou certa frieza, que metaforicamente trazem a ambivalência dessa região que oscila entre períodos de intenso calor e frio rigoroso.”

Confira algumas imagens presentes no fotolivro: