Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!


Semana da Fotografia Autoral

Entre os dias 26 e 31 de julho, o Resumo Fotográfico realizará a Semana da Fotografia Autoral, evento online que vai reunir artistas da fotografia em uma programação com seminário, leituras de portfólio, oficinas e exposição. As inscrições devem ser feitas através do Sympla.

Seminário

O seminário contará com seis palestras sobre diferentes temas dentro da fotografia autoral:

  • Dia 26 – Fotografia autoral e dialética entre linguagens, com Adriana Vianna

Vamos demonstrar como o pensamento moderno que se instaurou entre quem “faz imagem” e quem “tira imagem” influenciou os contornos contemporâneos do que é ser autor, ser autoral, obra artística, e o que fazer depois que se tem uma obra.

  • Dia 27 – Autorretrato e potências poéticas, com Jacqueline Hoofendy

Nesta palestra, Jacqueline Hoofendy discorre sobre seus processos de criação abordando algumas de suas séries do ponto de vista dos conceitos que as fundamentam: autorretrato e potencias poéticas.

  • Dia 28 – Fotografia Híbrida, com Lilian Barbon

Um mergulho reflexivo sobre a fotografia como linguagem e ferramenta de expressão artística, na busca de entender as diversas possibilidades de construções e hibridismos que uma imagem pode apresentar. A ideia de interferir e ressignificar imagens fotográficas apresenta-se como uma prática constante no trabalho da artista que busca, através de processos manuais, mesclar as imagens com diferentes elementos.

  • Dia 29 – Fotografia de Rua, com Gabriel Lordêllo e Tadeu Bianconi

Vamos conversar um pouco sobre o que é a fotografia de rua, sua história, algumas referências, dos mestres aos mais contemporâneos, e como é a nossa experiência com esse estilo de fotografia que reflete muito em nossos trabalhos autorais. Na palestra também iremos abordar dicas práticas de como começar nesse tipo de fotografia: abordagem, temas o “flaneur” entre outros assuntos.

  • Dia 30 – Fotografia Experimental, com Sérgio Sakakibara

Serão abordados os processos históricos/alternativos de fotografia, construção de câmeras artesanais, e seu uso como expressão e no ensino da fotografia.

  • Dia 31 – O livro de fotografia como suporte e construção narrativa, com Henry Milleo

Mesmo em tempos de redes sociais, o livro de fotografia ainda é o suporte para publicação em que o fotógrafo tem mais liberdade para verdadeiramente mostrar o seu trabalho, seja ele um pequeno projeto, uma parte de um projeto ou um conjunto maior da sua obra fotográfica. É um suporte que foge do efêmero digital e permite a permanência da obra por muito mais tempo no cenário fotográfico.


Leitura de Portfólio

Após cada palestra serão realizadas leituras de quatro portfólios, selecionados através de inscrições direcionadas aos palestrantes. Cada participante do seminário poderá enviar um portfólio para o palestrante de sua escolha, através de formulário online, até 18 de julho. Os melhores trabalhos selecionados farão parte de uma exposição online.


Oficinas

O evento contará com duas oficinas: “Retratos e Autorretratos Conceituais com Objetos Afetivos”, ministrada por Adriana Vianna, e “Cianotipia em Papel: Entre a imagem e o azul”, que será ministrada por Melissa Rahal.

Para mais informações, acesse: bit.ly/semana-da-fotografia-autoral