News 2 anos atrás | Redação

Selfie do macaco: A novela da disputa judicial chegou ao fim

Caso que já dura vários anos levou o fotógrafo a falência finalmente é encerrado com ganho de causa para o fotógrafo

por Revista FHOX
A famosa selfie da discórdia. Foto de David Slater

O processo de direitos autorais da selfie do macaco segue com tudo. Em setembro de 2017 a PETA (organização que defende animais) parecia ter resolvido a história com o fotógrafo David Slater e um acordo foi fechado. Se quiser entender toda a ação leia aqui: a selfie da discórdia. Pois agora um tribunal norte-americano decidiu retomar o caso e o julgamento deve ocorrer. Seja qual for a definição, essa é uma das histórias mais surreais envolvendo direitos autorais da fotografia mundial. O fotógrafo largou o equipamento por alguns instantes durante um ensaio em uma floresta africana e os macacos fizeram algumas selfies com a câmera do profissional. Depois de algum tempo a PETA decidiu lutar pelo direito do animal com relação a autoria da foto. Aliás, até o gênero do animal é dúvida. O fotógrafo David Slater diz tratar-se de uma macaca e a PETA diz que é um macaco. E até hoje tem gente que diz que a foto não é do fotógrafo…

Atualização: o processo chegou ao fim nessa semana. Na última segunda, três juízes do tribunal de apelações dos Estados Unidos determinou que somente humanos podem prosseguir com alegações de infração de direitos autorais. A justiça norte-americana disse:

O painel dos juízes considerou que o macaco não tinha legitimidade porque a Lei de Direitos Autorais não autoriza expressamente os animais a registrar processos por violação de direitos autorais.

Só relembrando que a PETA insistia em dizer (e processar) que o fotógrafo David Slater não era o dono da imagem. A justiça norte-americana também expressou questionamentos quanto a uma instituição (PETA) ter alguma relação com o animal para poder processar um fotógrafo quanto ao caso.

>> CAMERACLUB: UMA COMUNIDADE DE BENEFÍCIOS E DESCONTOS COM MAIS DE 2 MIL VANTAGENS E 3 MIL MEMBROS 
Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.