News 3 anos atrás | Leo Saldanha

Selfie do macaco: a última sobre o caso

Depois de dois anos de batalha judicial o fotógrafo ganhou a causa

por Revista FHOX

cd6287e7f75b27588e6755741a373203

O caso teve enorme repercussão e foi amplamente divulgado em meios de comunicação. A FHOX também destacou o caso do macaco que fez uma selfie com o equipamento do fotógrafo David Slater. A situação ocorreu em 2011, mas a batalha judicial só iniciou alguns anos depois. Wikimedia e a organizações de defesa dos direitos dos animais entraram com ações contra o profissional.

Agora os juízes deram ganham de causa para o fotógrafo que batalhava contra a acusação de se beneficiar de uma foto que na verdade ele nem havia feito. Slater alegou recentemente que o processo acabou com sua carreira e o deixou em péssimas condições financeiras. A justiça norte-americana concordou e agora deu ganho de causa para Slater.

O fato é que a situação toda abriu um forte debate sobre direitos autorais e dos animais. A alegação da PETA (que protege os animais) acusava o fotógrafo de explorar o macaco. Com a vitória, Slater garante que vai doar parte do que arrecadar com a fotografia para instituições de caridade que protegem a espécie do macaco. Já a justiça norte-americana definiu que os animais não tem direito autorais.