News 6 meses atrás | Leo Saldanha

Sebastião Salgado é destaque na mídia mais uma vez

Famoso fotógrafo foi reconhecido em matéria daqui e de fora pelo trabalho de reflorestamento feito junto com a esposa com o Instituto Terra

por Revista FHOX

Sebastião Salgado é hoje considerado um dos melhores e mais respeitados fotógrafos do mundo. Contudo, não é só na fotografia que ele aparece. Um projeto organizado junto com a esposa Lélia Wanick Salgado envolveu plantar mais de 2 milhões de árvores nativas no cerrado mineiro. Tudo para repor uma área desmatada. Não foi uma iniciativa de curto prazo, já que foram mais de duas décadas no plantio de sementes.

 

O projeto só começou o plantio em 1999 após alguns anos de desafios e tentativas nas terras da fazenda da família em Minas Gerais. Foram dois milhões de sementes plantadas com recuperação de 1700 acres que até então eram estéreis. Além do reflorestamento, a plantação atraiu animais e revitalizou o meio ambiente na área. Hoje são 300 espécies de plantas, mais de 30 espécies de mamíferos, 150 espécies de pássaros e 15 espécies de répteis e anfíbios. Houve ainda restauro do fluxo hídrico o que ajudou a restaurar nascentes na região.

Leia também: FHOXCast em nova fase

Fotos: Instituto Terra

De acordo com Salgado, menos de 0,5% das terras eram ocupadas com vegetação nativa. Foi a partir disso que esse trabalho começou com a colaboração do Instituto Terra na região do Vale do Rio Doce (MG). Inúmeros canais de notícia divulgaram o impacto e a transformação na área 20 depois. Caso da Revista Galileu, The Guardian e outros meios de comunicação fora do país.

Foi um trabalho que envolveu esforço, desgaste e muita persistência. A propósito, Salgado foi muito criticado por fotógrafos e internautas por investimentos da Vale no Instituto Terra. O fotógrafo mostrou-se indignado com as tragédias da Samarco (e por consequência de Brumadinho). Ele até deu uma entrevista para o jornal El País. 

Leia também: Movimento Imprimir 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.