Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!


São Paulo e a fotografia: conheça alguns dos melhores lugares para treinar o seu olhar a partir da paisagem urbana

Catedral da Sé, Sao Paulo, Brazil

Com inúmeros pontos de interesse, SP oferece uma oportunidade de ouro para fotógrafos que desejam aperfeiçoar suas composições

Catedral da Sé Crédito: (iStock)

Uma parte muito grande da fotografia consiste em ter um olhar treinado. É importante saber identificar a melhor luz ou lugar, e ser capaz de criar composições simples e complexas, a partir das imagens contempladas. Fotografar é capturar a paisagem com seus olhos e sua subjetividade.

E um dos melhores lugares para se treinar essa habilidade é a cidade de São Paulo. Com mais de 400 anos de história, a capital exibe uma imensa variedade de paisagens e monumentos, representando um verdadeiro museu a céu aberto.

Cada novo passo abre uma nova gama de imagens e possibilidades, e, além do registro, ainda é possível levar consigo a satisfação de um passeio através da história. Conheça a seguir alguns dos pontos mais interessantes para se praticar a arte da fotografia, a partir da arquitetura e da paisagem urbana da cidade que nunca dorme.

Centro
Começando pelo óbvio, o centro de São Paulo, por si só, já abriga uma centena de diferentes localidades. Na praça da Sé, é possível observar e capturar belíssimas imagens da Catedral e sua arquitetura única, inspirada no neo-gótico e muitas vezes considerada como mista.

Saindo do marco zero e explorando a pé, qualquer um pode se servir de um prato cheio, não importando para que direção decida seguir. Viaduto do Chá, Theatro Municipal, Biblioteca Mário de Andrade… São inúmeros os edifícios e locais que podem ser explorados.

Theatro Municipal (Crédito: iStock)

O destaque vai para o pouco explorado prédio do Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento. Repleto de imagens e símbolos, o edifício apresenta uma riqueza de detalhes única e que estimula o olhar a procurar os pontos mais interessantes.

O prédio fica na região da Liberdade, na rua Dr. Rodrigo Silva, possui uma livraria no térreo e, se solicitado ao atendente, uma visita pode ser feita em seu belíssimo interior, digno de evocar imagens de tempos passados e poemas a lá Edgar Allan Poe.

Pinacoteca

Considerado um dos mais importantes museus de arte do Brasil, a Pinacoteca foi parcialmente inaugurada em 1900, mas nunca chegou a ser concluída. Esse fato histórico colaborou para criar suas características únicas, sendo uma delas as paredes de tijolos sem alvenaria e a ausência da cúpula inclusa no projeto original.

(Crédito: iStock)

A Pinacoteca foi projetada no século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos Azevedo, idealizada no estilo renascentista. Além do prédio, que pode ser fotografado em inúmeras luzes diferentes ao longo do dia, ainda existe um maravilhoso jardim, com obras expostas a céu aberto.

O lugar representa uma excelente proposta para quem deseja capturar a história, através da luz e da subjetiva passagem do tempo.

Centro Cultural de São Paulo (CCSP)

Próximo ao metrô Paraíso, o CCSP possui um projeto arquitetônico que proporciona uma sensação de pequenez. As grandes rampas abaixo da cúpula, a enorme biblioteca e os infinitos corredores indicam um lugar que foi claramente projetado para receber uma grande quantidade de pessoas.

Nos jardins e em todo canto, é possível encontrar visitantes em diversas atividades. É um excelente local para retratar esse lado vivo da cidade. Só é importante lembrar de pedir autorização para manter as fotos que tirar dos transeuntes. 

Praça do Pôr do Sol

E, para quem deseja sair do padrão de arquitetura e procura parques e locais abertos para fazer ensaios com modelos e afins, um lugar ideal é a praça Cel. Custódio Fernandes Pinheiro, mais conhecida como Praça do Pôr do Sol.

Localizada no alto de Pinheiros, a praça, como o nome já indica, é famosa pela paisagem que proporciona durante as últimas horas do dia. Para quem deseja as belíssimas fotos proporcionadas pela famosa golden hour, esse é o lugar certo para estar.

Todos esses lugares são facilmente acessíveis, e a viagem entre um e outro pode ser feita através da rede metropolitana. E, para aqueles que estão em SP por uma curta temporada, serviços como aplicativos de viagem ou aluguel de carros mensal podem ser facilmente encontrados. 

São Paulo é uma das cidades mais conhecidas do Brasil, e sua paisagem urbana oferece múltiplas possibilidades. Para aqueles que desejam treinar o seu olhar e capturar belíssimas imagens, esse é o lugar certo.