Esse ano parece ter mais ocorrências de fabricantes de smartphone divulgando efeitos fotográficos com fotos que na verdade foram criadas com câmeras profissionais. A Samsung é recorrente entre as marcas. A notícia apareceu em destaque no site DIY Photography. A foto usada pela Samsung na divulgação do aparelho Galaxy A8 Star na verdade foi criada pelo fotógrafo Dunja Djudijic que tinha colocado a imagem para vender no site da EyeEm (em parceria com a Getty). O fotógrafo recebeu um aviso de que a foto tinha sido comprada e buscou quem era o comprador. Foi assim que descobriu que a fotografia foi usada na campanha do lançamento do dispositivo para a Samsung Malásia.


Pior é que a foto de uma câmera profissional serve justamente para destacar o modo retrato que desfoca fundos de imagens nesses novos smartphones. Foi essa questão da marca usar a fotografia em uma propaganda enganosa que enfureceu o dono da foto. O fotógrafo entrou em contato com a EyeEm e com a Samsung para saber se de fato a imagem tinha sido usada dessa forma pelo comprador. Ele não obteve nenhuma resposta tanto da EyeEm quanto da fabricante de smartphones.
Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira
Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.
Deixe uma Mensagem