News 2 semanas atrás | Redação

Samsung usando mais uma vez foto de reflex para divulgar recurso fotográfico de smartphone

A Samsung Malásia usou uma foto de uma câmera profissional para mostrar o efeito retrato do aparelho Galaxy A8 Star

por Revista FHOX

Esse ano parece ter mais ocorrências de fabricantes de smartphone divulgando efeitos fotográficos com fotos que na verdade foram criadas com câmeras profissionais. A Samsung é recorrente entre as marcas. A notícia apareceu em destaque no site DIY Photography. A foto usada pela Samsung na divulgação do aparelho Galaxy A8 Star na verdade foi criada pelo fotógrafo Dunja Djudijic que tinha colocado a imagem para vender no site da EyeEm (em parceria com  a Getty). O fotógrafo recebeu um aviso de que a foto tinha sido comprada e buscou quem era o comprador. Foi assim que descobriu que a fotografia foi usada na campanha do lançamento do dispositivo para a Samsung Malásia.

A Samsung alterou um pouco a imagem para usar na campanha.

Pior é que a foto de uma câmera profissional serve justamente para destacar o modo retrato que desfoca fundos de imagens nesses novos smartphones. Foi essa questão da marca usar a fotografia em uma propaganda enganosa que enfureceu o dono da foto. O fotógrafo entrou em contato com a EyeEm e com a Samsung para saber se de fato a imagem tinha sido usada dessa forma pelo comprador. Ele não obteve nenhuma resposta tanto da EyeEm quanto da fabricante de smartphones.

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.