Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Saiba quais são os equipamentos essenciais para tirar fotografias de qualidade

Somente habilidade não basta, pois equipamento também é determinante na hora de tirar boas fotos

Uma das maiores dúvidas de um fotógrafo iniciante é em qual tipo de equipamento investir, já que, quando o assunto é fotografia, as opções parecem ser infinitas! Saber escolher as ferramentas ideais é um passo muito importante para aqueles que desejam seguir carreira na área, principalmente porque não adianta nada ter talento e levar jeito para a coisa se não tiver uma câmera de qualidade para tirar as fotos, não é mesmo?

Começando pelo mais básico, o primeiro passo é escolher uma câmera. Um fotógrafo sempre precisa ter sua câmera em mãos, pois nunca se sabe quando encontrará uma oportunidade de tirar aquela foto perfeita. De início, pode ser interessante investir em um modelo mais compacto, que não ocupe tanto espaço na mochila e possa ser carregado com mais facilidade, mas a tendência é ir comprando outros e levar consigo uma variedade maior. Um fotógrafo profissional geralmente anda com duas ou três câmeras diferentes!

O segundo passo é adquirir uma boa lente. Nesta etapa, é importante priorizar uma lente que atenda melhor suas necessidades iniciais, seja com um bom zoom, um foco melhor, etc. Um fotógrafo mais versátil, que trabalha com vários estilos de fotografia, precisa investir pesado em diversos tipos de lentes, e elas não custam pouco. É por isso que hoje em dia as câmeras digitais com uma única lente (DSLR) acabam sendo as preferidas de muitos fotógrafos iniciantes e até mesmo experientes, pois sua lente consegue se adaptar a diferentes características de cada ambiente.

Com uma câmera e uma lente adequada em mãos, o resto fica a cargo dos acessórios. Nunca é demais ter um cartão de memória bem generoso para armazenar centenas ou até milhares de fotos, sem precisar ficar esvaziando toda hora. Além disso, também pode ser interessante carregar um tripé fotográfico consigo, garantindo mais estabilidade para a câmera e aumentando as possibilidades na hora de bater uma foto.

Outros acessórios que podem fazer uma boa diferença são os wearables. Hoje em dia, já existem smartwatches que podem ser utilizados como um assistente para fotógrafos, permitindo bater a foto diretamente do relógio, sem a necessidade de estar próximo à câmera ou ao celular. Este recurso, somado ao tripé e a outros acessórios, aumenta consideravelmente a praticidade e a liberdade que os profissionais têm para fazer o seu trabalho da melhor forma possível.