Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!

Saiba como tirar a foto perfeita do seu pet

Young girl taking photo of her dog with mobile phone at home.


Ser paciente, estar atento aos detalhes e saber se divertir podem proporcionar os melhores momentos para um registro fotográfico

Aposto que a galeria do seu celular está cheia de fotos do seu pet, não é? Também existe uma grande chance de você achar que os bichinhos estão entre as coisas mais lindas desse mundo. Muita gente compartilha dessa opinião, até porque é impossível não admirar  essas criaturas tão amáveis e carinhosas.

Essa admiração, geralmente, vem junto da vontade de tirar milhares de fotos para registrar essas belezuras. Mas conseguir a foto perfeita não é tão simples. Quem nunca tentou tirar aquela foto profissional do pet e desistiu depois de muita dificuldade? É difícil, mas não é impossível! Existem alguns truques que podem ajudar nessa questão.

COmo tirar ótimas fotos dos bichinhos de estimação

Uma das coisas mais importantes para conseguir tirar boas fotos do pet é conhecer muito bem o temperamento dele. Então, para evitar que o seu cachorro fique muito agitado, o recomendado é levá-lo para passear, pois isso vai garantir que ele fique mais tranquilo e feliz. No caso do gato, escolha horários em que ele esteja desperto. 

Se o intuito é tirar fotos ao ar livre, procure horários com a menor movimentação possível, para evitar distrações. Ambientes que oferecem muitos estímulos podem gerar certa ansiedade nos pets. Apesar disso, parques são ótimos para registros, pois a iluminação natural e o cenário são perfeitos para render bons cliques.

(Crédito: iStock)

A iluminação e o cenário são detalhes fundamentais e merecem bastante atenção. Para o cenário, uma decoração simples é o suficiente. Evite muitas informações no ambiente e aposte, por exemplo, no sofá com uma manta, um tapete com algumas almofadas ou uma parede bonita – o importante é lembrar que o bichinho é a estrela.  

Para a iluminação: quanto mais, melhor. A iluminação é determinante para a qualidade da foto, pois ela permite capturar mais detalhes. Mas isso não quer dizer que você deva usar flash – muito pelo contrário, pois isso pode assustar e deixar os animais irritados, sendo melhor evitar. O ideal é acender todas as luzes possíveis ou abusar da luz natural. 

(Crédito: iStock)

Se a intenção é fotografar com o celular, desligue a opção de economia de energia, pois ela compromete o desempenho da câmera, e ative o modo HDR, para equilibrar as zonas claras e escuras da imagem. Uma outra dica é ficar a 1,5 metro de distância do pet. Assim, é mais fácil evitar distorções na foto.

Por último, mas não menos importante, aproveite este momento para se divertir. Faça carinho, brinque, dê atenção ou qualquer outra coisa que vai fazer seu gato ou cachorro feliz. As fotos mais espontâneas são as que ficam com melhores caras e poses. Tenha paciência, se prepare e prepare o seu bichinho que você vai conseguir tirar lindas fotos.