Apoie a FHOX Impressa e garanta recompensas incríveis!


Ricardo Martins e seu aliado, o carro, para registrar a natureza

O fotógrafo Ricardo Martins começou os trabalhos de sua nona publicação. O livro “Amantikir – Patrimônio Natural do Brasil” trará registros da Serra da Mantiqueira, ao longo de toda sua extensão.  A região atravessa  os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. E o processo para concretizar sua jornada vai se mostrando uma aventura e tanto.

Ricardo Martins

Com grandes picos e caminhos muitas vezes de difícil acesso, a Serra da Mantiqueira é, ao mesmo tempo, palco para belas paisagens e de grandes dificuldades. Para quem quer fotografar o local é preciso, além de lentes e equipamentos profissionais, ter o carro certo para se aventurar pelos diferentes caminhos.

Apesar de já ter trilhado parte da Mantiqueira para seu primeiro livro, em 2014, o fotógrafo admite estar tendo novas dificuldades. O solo irregular pede uma ajudinha da tecnologia e contar com um carro preparado para qualquer desafio off-road permite que Ricardo consiga fotografar até os lugares que são mais difíceis de chegar. “Sem um carro com tração 4×4 seria impossível passar pelos lugares que estou fotografando, como por exemplo chegar até a casa do seu Manoel, um senhor de 78 anos que trabalha como tropeiro pela Mantiqueira”, relata.

Ricardo Martins

Além disso, a abundância de chuva na região montanhosa não está facilitando para Ricardo Martins. “O período que estou viajando é diferente e a quantidade de chuva tem me atrapalhado muito. Às vezes tenho dificuldade de atravessar a Mantiqueira em alguns lugares pela quantidade de lama. Um outro dia meu carro desceu uma ladeira praticamente escorregando de lado e a tração 4×4 da S10 me salvou no momento de sufoco”, conta o fotógrafo.