News 2 anos atrás | Redação

Reuters vai unir fotos e vídeos na cobertura jornalística

Decisão da agência de notícias envolve a fusão de fotos e vídeos para conteúdos multimídias no jornalismo

por Revista FHOX
O fotógrafo Mark Blinch em ação nas Olimpíadas de Inverno. REUTERS/Andre Forget/QMI agency

A Reuters passa por uma reestruturação interna e o novo enfoque vem de uma decisão dos acionistas. A mudança chega porque agora a Thomson Reuters é controlada pelo fundo de investimento Refinity. Com a reorganização da empresa, a Reuters continua sendo parte da Thomson Reuters, mas como um negócio independente. A Refinity vai pagar 325 milhões de dólares por ano pela cobertura de notícias da Reuters pelas próximas três décadas. Outra notícia é a mudança prática no formato de operação dos jornalistas (entre eles fotógrafos e videomakers). Redundâncias em escritórios da Reuters serão cortadas. E isso já representa cortes de pessoal em bases de vários países onde a empresa opera.

Multimídia – Na parte de geração de imagens, ocorre uma clara mudança. A Reuters definiu que agora os jornalistas visuais trabalham de forma unificada. O direto global de recursos visuais, John Pullman, disse que muitos dos fotógrafos já gravam vídeos e os videomakers fotografam. “Esse modo de trabalho está virando norma em todo o setor porque as tecnologias de vídeo e foto se aproximam” disse para o site The Baron. Ele completou que a empresa já está com uma abordagem estruturada que mescla fotos e vídeos nas equipes. “Vamos analisar a tecnologia, treinamento e fluxo de trabalho e introduzir uma liderança única” disse Pullman. Segundo ele, o objetivo é alinhar as equipes com as necessidades dos clientes melhorando flexibilidade e eficiência. Essa transformação vai levar meses. O diretor finalizou dizendo que o nível da produção de imagens seguirá no mais alto padrão possível. A matéria de The Baron (que também foi destaque no site Petapixel) traz uma fonte não identificada de dentro da equipe da Reuters que disse que esse é o fim da Reuters Pictures.

FHOX: mais que uma revista, uma ferramenta indispensável para quem vive fotografia

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.