Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!


Retratos fine art por Viviane Carvalho

Por Viviane Carvalho

Uma expressão muito comum no universo fotográfico, o Fine Art se expande em muitos conceitos, sendo como o principal ter sua fotografia como meio de expressão criativa. Muitos estilos fotográficos podem ser considerados “Fine art”, como por exemplo, fotografia de natureza, culinária, abstrata, moda, etc. Desde que o autor tenha como objetivo expressar sua visão pessoal e transmita sensações através dela.

Uma grande parte dos fotógrafos trabalha de forma narrativa, contando histórias através das suas fotografias e outros constroem seus retratos inspirados em pinturas como no meu caso.

Desde 2008 me dedico à fotografia de famílias (gestantes, newborn e bebês) no estúdio Fábrica de Foto em Mogi das Cruzes- SP. Mesmo com a clientela consolidada e o sucesso conquistado através de muita dedicação, eu senti a necessidade de algo mais.

Ainda não sabia o que era a Fotografia Fine art, mas já sabia que não queria somente meus ensaios comerciais, desejava ir além.

Desde o início, o retrato infantil é o meu gênero favorito de fotografia. Sinto que tenho uma conexão com as crianças. 

Em um perfil de uma fotógrafa russa nas redes sociais tive meu primeiro contato com os retratos Fine art, foi amor à primeira vista.  

Inspirada em retratos renascentistas e a vontade de ser uma artista que usa a fotografia como meio de expressão, desenvolvi meu estilo e conquistei um importante prêmio internacional. Minha maior preocupação é com a atemporalidade das fotos, por isso escolhi uma fotografia discreta e com estilo nostálgico, para que daqui 10, 20 ou 30 anos permaneçam atuais.

Com um olhar aguçado para os detalhes, amo combinar cores e texturas para produzir imagens que sejam atraentes e memoráveis. Imagens que prendem a atenção e emocionam o espectador.

Meu trabalho é minha paixão e me motiva a ser melhor a cada novo retrato. Como resultado, consegui oferecer para meus clientes algo único, com a minha identidade e me tornei uma das pioneiras no Brasil com retrato Fine art, além de me sentir mais realizada podendo trabalhar de uma forma mais livre e autoral profissionalmente.

“A fotografia Fine art é antes de mais nada sobre o artista. Não é apenas capturar o que a câmera vê, e sim o que o artista vê. Portanto, o artista usa a câmera como mais uma ferramenta para criar uma obra de arte, e na pós-produção se cria emoções um mundo imaginário onde tudo é possível.”

Viviane Carvalho