News 3 anos atrás | Redação

Região de Abrolhos é documentada em fotolivro da equipe de exploração Miramundos

Equipe explorou a costa e o oceano de Abrolhos durante um mês, visitando mais de 14 cidades

por Revista FHOX

Usando o esporte de aventura como meio, a equipe de exploração Miramundos explorou toda a região de Abrolhos, visitando 14 cidades e uma área total de 95.000km2 . O resultado está documentado no fotolivro “Abrolhos: Terra e Mar”, lançado pela editora Bambalaio.

abrolhos-7Enrico Marcovaldi

Abrolhos é revelado neste trabalho com um contexto inédito onde oceano e costa tiveram papel fundamental na construção da narrativa. A equipe contou com consultoria e orientação técnicas da organização ambiental Conservação Internacional e, percorreu toda a região, incluindo os 300km de costa que reserva recantos e parques naturais ainda pouco conhecidos no Brasil.

A expedição

A expedição incluiu a chamada “Região dos Abrolhos”, que começa na foz do rio Doce, em Regência (ES), a Canavieiras (BA), perto de onde desemboca o rio Jequitinhonha. O objetivo foi registrar os principais patrimônios naturais, históricos e culturais do território. Atravessando a costa do Espírito Santo e da Bahia, o livro pretende mostrar toda a região dos Abrolhos, que vai muito além do seu Parque Marinho Natural. Trata-se de um lugar com mais de 500 anos de história, onde há comunidades tradicionais, parques naturais, aldeias indígenas e construções de extrema relevância para os nossos patrimônios histórico e cultural.

abrolhos-1Flavio Forner

 

Sobre a Miramundos

A Miramundos é uma equipe jornalística e fotográfica de expedições esportivas e conservacionistas fundada em 2009. O esporte é o meio utilizado para alcançar lugares incríveis e remotos e documentar costumes, paisagens e tradições. A missão da equipe é inspirar, informar e sensibilizar o público a favor da valorização e conservação dos patrimônios naturais, históricos e culturais do planeta.

A cada expedição são produzidos e desenvolvidos projetos culturais transmídia e multiplataforma tais como livros, documentários, exposições e conteúdos para mídias digitais e redes sociais.