Idoso que teve sua imagem usada sem autorização por site de memes pode receber indenização de R$ 100 mil
O caso repercute nos últimos dias e foi destaque nos sites Diário de Pernambuco e O Estado de Minas. O proprietário da página de memes “Te sento a Vara” foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Goiás. O dono da página chegou a registrar a marca que usava a imagem no INPI e vendia produtos usando a fotografia de forma indevida. Henrique da Rocha é o dono da loja online que conta com mais de 4 milhões de seguidores. A fotografia é de João Franco Nunes, morador de Cristalina (GO). A imagem de João era compartilhada com dizeres como “Te sento a vara moleque baitola” e “Quando a gente gosta é claro que a gente enche a cara pra esquecer”.
Leia também: Quem realmente está ganhando dinheiro com fotografia?
O dono do site diz que a fotografia já circulava pela internet. Algo que teria começado a ocorrer em 2012 e que ele só começou a usar em 2014. E que ele acreditava se tratar de uma foto de domínio público. Rocha ainda pode recorrer da decisão da justiça. A família do idoso disse que se sentiu lesada e que tinha pedido para que a imagem não fosse mais usada. O senho de 91 anos de idade disse que se sente ofendido com o uso indevido. A imagem teria sido roubada de um blog que contava a história dos moradores da cidade. Um retrato feito na década de 1970.
Segundo informações do Diário de Pernambuco, G1 e Estado de Minas o juiz Thiago Inácio de Oliveira afirmou que as imagens são humilhantes, principalmente por se tratar de uma pessoa que hoje é idosa. “Não é muito destacar que os memes visualizados por centenas de dezenas de seguidores de tais redes sociais apresentam frases pejorativas, indelicadas e depreciativas, as quais envolvem diretamente a imagem do requerente, podendo lhe causar, no mínimo, constrangimento e forte desconforto”, afirmou.
O caso repercute em vários portais como Estadão, G1 e muitos outros.
>> UMA NOVA FORMA DE ACESSAR O CONTEÚDO FHOX
Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.
Deixe uma Mensagem