News 1 ano atrás | Redação

Quando a vida imita a arte

Fotografia de jovem palestino remete a quadro icônico da revolução francesa. Imagem viralizou nessa semana e apareceu nos principais sites de notícia do mundo

por Revista FHOX

A fotografia ocorreu na faixa de gaza. Clicada por Mustafa Hassona na segunda passada (22). Hassona é fotojornalista. A fotografia foi publicada e rapidamente identificaram a referência ao quadro La Liberté guidant le peuple (A liberdade guiando o povo) do pintor Eugéne Delacroix. De fato, lembra a imagem do fotojornalista lembra muito o quadro clássico. Basta olhar as duas obras lado a lado. O quadro representa a comemoração da revolução de julho de 1830 na França. Uma mulher representa a liberdade e guia o povo por sobre corpos dos derrotados. Ela empunha  a bandeira tricolor da Revolução francesa e uma arma no outro punho.

LA LIBERTÉ GUIDANT LE PEUPLE. Eugène DELACROIX (1798 – 1863)

No fim, a fotografia trouxe à tona analogias políticas entre os dois momentos. Quanto a questão do conflito entre Israel e a Palestina. O jovem da imagem foi identificado e se tornou automaticamente um símbolo do conflito da região. A´ed Abu Amro (20) vai todas as semanas (faz dez anos) protestar na Faixa de Gaza. Abordado pela imprensa, o jovem disse que foi surpreendido pela imagem ter se tornado viral.

Foto: Mustafa Hassona

FHOX: mais que uma revista, uma ferramenta indispensável para quem vive fotografia

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.