Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Qual é a importância da composição na fotografia?

Closeup on modern DSLR camera in hand of modern female interior photographer at home.

Da luz ao ângulo, composição fotográfica faz toda a diferença em uma boa foto

Não é à toa que a fotografia é considerada a oitava arte: envolve não apenas um registro de um momento, mas também um bom posicionamento de luz, as escolhas da configuração da câmera e o que chamamos de composição: aquilo que a fotografia mostra e que foi pensado por quem a tirou.

Em linhas gerais, a composição de uma fotografia depende bastante do que o artista quer mostrar na foto que tirou. Dessa forma, é comum a escolha de um ângulo que favoreça determinada luz ou objeto disposto na foto, de forma literalmente a compor uma tela, da mesma maneira que um artista plástico compõe uma obra.

Assim, de forma resumida, podemos definir como composição fotográfica tudo o que o fotógrafo organiza dentro da imagem registrada e a impressão que ele deseja passar por meio desse registro.

Como ter uma boa composição?

Não existem regras, pois a composição normalmente é única e pessoal do fotógrafo. No entanto, há algumas dicas que contribuem para que a fotografia seja esteticamente mais bem composta. 

O principal é escolher onde ficará o foco da imagem, o fator principal dela, ao qual o público direciona o olhar logo de cara. A partir disso, os próximos passos são listados entre ângulos, posicionamento de objetos, escolha da luz e pontos de destaque do registro.

Ângulo

Quem trabalha com fotografia sabe bem o quanto o ângulo da foto importa. Por meio dele, é possível escolher a maneira como as coisas aparecem na imagem: o tamanho delas, a forma física, a perspectiva, etc. Assim, para uma boa composição, é necessário escolher o ângulo ideal ao qual a câmera ficará posicionada.

(Crédito: iStock)

Escolha da luz

Não é nenhuma novidade dizer que a luz é o fator mais importante da fotografia. Isso porque só é possível capturar um registro por causa da presença dela. No entanto, algumas tonalidades são realçadas ao longo do dia e, dependendo do propósito da foto, podem ser usadas a favor do que o fotógrafo pretende passar. Além do horário no qual a luz fica melhor ou pior, é importante também acompanhar o tempo: dias nublados favorecem fotos mais frias, ao passo que dias ensolarados favorecem os registros mais quentes.

Disposição de elementos

A composição tem sua principal forma aqui. A disposição dos elementos dentro da fotografia é fundamental para passar a ideia do fotógrafo para a tela. Isso se aplica, tanto para fotos de objetos, quanto de paisagens.

No caso de fotografias mais românticas, por exemplo, a disposição dos objetos pode trazer uma série de sentimentos aflorados. Em uma foto de casamento, trazer uma composição com buquê de rosas, alianças e tecidos rendados traz uma impressão mais clássica, que vai ao encontro da cerimônia.

No caso de uma fotografia de paisagem, a disposição dos elementos é mais estática, então cabe ao fotógrafo encontrar um ângulo (viu só como ele é importante?) que favoreça a composição da foto, algo que pode evidenciar alguns pontos de foco ou linhas.