News 1 mês atrás | Cacá Dominiquini

Quais cuidados devem ser tomados pelos fotógrafos ao retomarem seus ensaios presenciais?

Cacá Dominiquini é fotógrafa de família de Campinas. Com grande experiência no mercado e vencedora recente de melhor produto na turma Foto+Produto 2020. Cacá discorre sobre os importantes protocolos de segurança para a atuação de um profissional nesses tempos de pandemia

por Revista FHOX

Por Cacá Dominiquini

A fotógrafa Cacá Dominiquini. Novos tempos com a pandemia pedem cuidado na atuação do profissional. Questão de responsabilidade. Foto: Eduardo Dominiquini

Estamos vivendo dias de mudança com o descobrimento do Coronavírus. A pandemia mudou nossa forma de relacionamento e agora para conter o aumento da contaminação da covid-19, temos que nos adequar às novas regras de higiene e saúde. Tudo isso reflete diretamente no nosso trabalho e como nos comportamos em nossos estúdios, em locais externos ou nas casas dos clientes.

Enquanto a pandemia não passa, os eventos foram adiados ou cancelados. Festas, formaturas, casamentos com grande número de pessoas não tem data para voltar a acontecer. E mesmo assim,  os ensaios presenciais estão voltando e para isso, todas as recomendações do Ministério da Saúde devem ser seguidas a risca. Para que não haja risco para ninguém, listei aqui algumas precauções que devem fazer parte do nosso dia a dia de trabalho de agora em diante. 

  1. O uso de máscaras é obrigatório. As máscaras de tecido devem seguir algumas diretrizes para serem eficazes, então clique no link para saber se sua máscara realmente protege todos: ANVISA. 
  2. Prenda seu cabelo em coque se ele for cumprido, assim a contaminação por ele é evitada sobre a máscara.
  3. Não utilize brincos, colares, pulseiras e até alianças, porque pode haver contaminação nesses objetos também.
  4. Quando chegar na casa do cliente, retire seus sapatos, ou utilize protetores sobre eles, pois as solas podem conter vírus.
  5. Utilize um avental de proteção sobre a roupa, podendo ser descartável ou lavável, mas nunca reutilize o mesmo avental no mesmo dia sem lavar, porque ele pode ser contaminado até no caminho do ensaio.
  6. Tenha cuidado com a higienização dos seus equipamentos. Utilize álcool 70 com um pano para limpar sua câmera, lentes e flash, toda vez que os utilizarem.
  7. Tenha sempre em seu bolso uma pequena embalagem em álcool gel 70 para higienizar as mãos com frequência.
  8. Evite tocar em objetos da casa ou nas pessoas que esteja fotografando.
  9. Mantenha a distância segura de pelo menos 1,5 m (ou mais) das pessoas

Cuidados para ensaios em estúdio

Se você fotografa adultos, o controle de limpeza fica mais fácil, uma vez que o adulto entende o que deve ou não fazer. Mas se você fotografa bebês ou crianças o cuidado deve ser dobrado, pois eles colocam objetos na boca, engatinham e tudo fica mais propenso à contaminação.

O ideal para fotografar em estúdio:

  1. O espaço deve ser ventilado, se houverem janelas, elas devem permanecer abertas todo o tempo que estiver utilizando o espaço.
  2. Evitar ligar o ar-condicionado, ele ajuda a propagar o vírus.
  3. O ideal que mesmo dentro do estúdio, seja mantida a distância mínima entre as pessoas e que todos utilizem máscaras (exceta na hora da sessão).
  4. Os todos cuidados anteriores devem ser mantidos e seguidos.
  5. Evitar atender muitas pessoas em horários próximos, deixar o ambiente ventilar, uma vez que o vírus pode ficar suspenso no ar até 3 horas, se não houver ventilação adequada.
  6. Sempre faça uma higienização minuciosa quando utilizar o espaço, além do chão, o cenário todo deve ser limpo, adereços, brinquedos, bancos, tudo o que as pessoas podem ter contato direto.
  7. Deixe um tapete sanitizante na porta, ou peça para as pessoas entrarem no espaço sem sapatos.
  8. Evite emprestar roupas de figurino, o vírus também se propaga através do contato.
  9. Tenha sempre a vista recipientes com álcool em gel e os utilize com grande frequência.

Acredito que a fotografia de família crescerá e além de saber fotografar e entregar um bom trabalho, os profissionais que irão se destacar são aqueles que se preocupam com a sua saúde e a saúde do cliente.

Cacá Dominiquini é fotógrafa de família em Campinas (SP).