Por Cacá Dominiquini


Estamos vivendo dias de mudança com o descobrimento do Coronavírus. A pandemia mudou nossa forma de relacionamento e agora para conter o aumento da contaminação da covid-19, temos que nos adequar às novas regras de higiene e saúde. Tudo isso reflete diretamente no nosso trabalho e como nos comportamos em nossos estúdios, em locais externos ou nas casas dos clientes.
Enquanto a pandemia não passa, os eventos foram adiados ou cancelados. Festas, formaturas, casamentos com grande número de pessoas não tem data para voltar a acontecer. E mesmo assim, os ensaios presenciais estão voltando e para isso, todas as recomendações do Ministério da Saúde devem ser seguidas a risca. Para que não haja risco para ninguém, listei aqui algumas precauções que devem fazer parte do nosso dia a dia de trabalho de agora em diante.
- O uso de máscaras é obrigatório. As máscaras de tecido devem seguir algumas diretrizes para serem eficazes, então clique no link para saber se sua máscara realmente protege todos: ANVISA.
- Prenda seu cabelo em coque se ele for cumprido, assim a contaminação por ele é evitada sobre a máscara.
- Não utilize brincos, colares, pulseiras e até alianças, porque pode haver contaminação nesses objetos também.
- Quando chegar na casa do cliente, retire seus sapatos, ou utilize protetores sobre eles, pois as solas podem conter vírus.
- Utilize um avental de proteção sobre a roupa, podendo ser descartável ou lavável, mas nunca reutilize o mesmo avental no mesmo dia sem lavar, porque ele pode ser contaminado até no caminho do ensaio.
- Tenha cuidado com a higienização dos seus equipamentos. Utilize álcool 70 com um pano para limpar sua câmera, lentes e flash, toda vez que os utilizarem.
- Tenha sempre em seu bolso uma pequena embalagem em álcool gel 70 para higienizar as mãos com frequência.
- Evite tocar em objetos da casa ou nas pessoas que esteja fotografando.
- Mantenha a distância segura de pelo menos 1,5 m (ou mais) das pessoas
Cuidados para ensaios em estúdio
Se você fotografa adultos, o controle de limpeza fica mais fácil, uma vez que o adulto entende o que deve ou não fazer. Mas se você fotografa bebês ou crianças o cuidado deve ser dobrado, pois eles colocam objetos na boca, engatinham e tudo fica mais propenso à contaminação.
O ideal para fotografar em estúdio:
- O espaço deve ser ventilado, se houverem janelas, elas devem permanecer abertas todo o tempo que estiver utilizando o espaço.
- Evitar ligar o ar-condicionado, ele ajuda a propagar o vírus.
- O ideal que mesmo dentro do estúdio, seja mantida a distância mínima entre as pessoas e que todos utilizem máscaras (exceta na hora da sessão).
- Os todos cuidados anteriores devem ser mantidos e seguidos.
- Evitar atender muitas pessoas em horários próximos, deixar o ambiente ventilar, uma vez que o vírus pode ficar suspenso no ar até 3 horas, se não houver ventilação adequada.
- Sempre faça uma higienização minuciosa quando utilizar o espaço, além do chão, o cenário todo deve ser limpo, adereços, brinquedos, bancos, tudo o que as pessoas podem ter contato direto.
- Deixe um tapete sanitizante na porta, ou peça para as pessoas entrarem no espaço sem sapatos.
- Evite emprestar roupas de figurino, o vírus também se propaga através do contato.
- Tenha sempre a vista recipientes com álcool em gel e os utilize com grande frequência.
Acredito que a fotografia de família crescerá e além de saber fotografar e entregar um bom trabalho, os profissionais que irão se destacar são aqueles que se preocupam com a sua saúde e a saúde do cliente.
Cacá Dominiquini é fotógrafa de família em Campinas (SP).
Deixe uma Mensagem