News 1 ano atrás | Flávio A. Priori

Projeto voluntário no RS registra fotos de bebês prematuros

Hospital de Caridade de Ijuí realiza trabalho voluntário com prematuros na UTI neonatal

por Revista FHOX

prematuros

Um projeto idealizado no Hospital de Caridade de Ijuí montou um calendário para 2019 só com fotografias de bebês prematuros. A ideia, surgida em 2017 por profissionais da UTI neonatal do hospital. Nasceu como uma forma de apoiar os pais e mães dos pequenos.

Uma das que levaram a ideia para frente foi a fisioterapeuta Daiane Guisso. Ela falou para o site GAUCHAZH: “Cada recém-nascido tem a sua história. Queríamos proporcionar uma lembrança positiva do tempo de internação dos bebês. São dias, meses de sofrimento para a família, mas são parte da vida da criança e são importantes na trajetória delas”.

prematuros

Leia também: DEBORAH CACCIOLA: O TALENTO FRANCÊS NA FOTOGRAFIA NEWBORNSimara e Simone Fotografias / Divulgação

Junto com as Francieli Cristina Krey (enfermeira supervisora) e Juliana Basso Moraes (fiisioterapeuta), o projeto tomou forma e foi para frente. As fotos são tiradas pelas fotógrafas gêmeas Simone Siede Piesanti e Simara Siede Fruetti.

O processo para tirar as fotografias dos prematuros é bastante rigoroso, por toda a situação envolvida. As fotos sempre são tiradas em um único dia, no mês de outubro. Assim é possível confeccionar os calendários para novembro. Todo o material é esterilizado e as cerca de pessoas envolvidas vão preparadas com aventais e máscaras. “Manuseamos os bebês com a orientação e auxílio dos profissionais da UTI, porque eles têm acessos, sondas e oxímetro, por exemplo”, aponta Simara.

prematurosSimara e Simone Fotografias / Divulgação