News 4 anos atrás | Redação

Projeto Luz Natural busca humanizar o parto natural

Com o resultado do material, será apresentada, posteriormente, a exposição “Luz Natural”

por Revista FHOX

A fotógrafa pernambucana Andréa Leal, especializada em newborn, crianças, família e lifestyle, lança projeto inédito chamado “Luz Natural”, que registra partos normais ou naturais realizados em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) na Região Metropolitana do Recife. O primeiro deles a receber o projeto será o Hospital da Mulher do Recife (HMR), que tem como filosofia a adoção do parto humanizado e o empoderamento da mulher como protagonista deste momento único em sua vida.

Luz-natural-1Andréa Leal

A ideia é uma abordagem em que ela busca “compartilhar o intangível que permeia todo o processo do parto”, segundo definição da própria Andréa. As imagens documentarão o amor, a dor e os benefícios de dar a luz de forma a apresentar informações sobre o parto humanizado, desmistificando-se o conceito universal predominante na sociedade.

“O Projeto Luz Natural tem como missão colaborar para esta mudança de paradigma tão importante que está acontecendo em nossa sociedade e que se faz tão necessária. O empoderamento e o protagonismo da mulher será registrado com o intuito de despertar outras mulheres para sua força, para que comecem a ter confiança de que seus corpos sabem parir e seus bebês sabem nascer”, esclarece Andréa Leal.

Luz-natural-2Andréa Leal

O “Luz Natural” pretende contemplar, inicialmente, cinquenta famílias, que serão agraciadas com o registro do seu parto. Posteriormente, como agradecimento pela participação neste momento íntimo e o compartilhamento de suas experiências com tantas outras pessoas, essas famílias receberão um ensaio fotográfico de seu bebê recém-nascido, realizado na semana seguinte.