News 5 anos atrás | Diogo Amorim

Projeto fotográfico colaborativo Instaguara ganha exposição com imagens de Guararema

A graciosa cidade do interior de São Paulo é cenário para fotógrafos profissionais e amadores

por Revista FHOX
Exposição Instaguara, Estação Literária. Créditos: divulgação
Exposição Instaguara, Estação Literária. Créditos: divulgação

O casal Isabel Rebouças e Felipe Sottam criou em 2012 o perfil Instaguara, plataforma de
conteúdo fotográfico colaborativo no Instagram. A ideia era juntar os amigos e os registros mais bacanas de Guararema, interior de São Paulo. O projeto cresceu e além de comportar diversos cliques do local, ganhou uma exposição. O Instaguara têm ainda projetos para mais duas mostras itinerantes na cidade.

Isabel frequenta Guararema desde a infância, cresceu visitando cada canto da região, que por
sua vez, parece uma cidade cenográfica. “Aqui [Guararema] existem locais que parecem banais, mas, tornam-se diferentes quando visto de outro ângulo ou com uma luz especial, algo mágico que só Guararema tem. E a fotografia é um meio de eternizar isso”, conta Isabel.

"Train Wreck", galeria #instaguara. Créditos: @romerobenitez
“Train Wreck”, galeria #instaguara. Créditos: @romerobenitez

O Instaguara surgiu dessa vontade de revelar as belezas locais por meio da fotografia, e em parceria com Felipe, natural de Guararema e conhecedor da região, viabilizaram o projeto. Atualmente o perfil possui 5.522 seguidores e 1.902 publicações, repost’s feitos sob curadoria do Instaguara.

“A iniciativa surgiu sem pretensão”, relembra Isabel, que pedia aos amigos o uso da hashtag
#instaguara ao postarem fotos da cidade. Essa pulverização de imagens chegou aos olhos da Prefeitura de Guararema. Após convite para expor o material, em comemoração ao aniversário de 116 anos do município, Isabel e Felipe não mediram esforços. “A oportunidade de visibilidade do projeto foi incrível. Contudo, precisaríamos fazer a exposição acontecer”, revela Isabel.

Exposição Instaguara, Estação Literária. Créditos: divulgação
Exposição Instaguara, Estação Literária. Créditos: divulgação

O casal conseguiu a parceria de quatro empresas locais, porém, as demandas de impressão e
estrutura ainda precisavam de ajuda financeira. Isabel e Felipe recorreram ao financiamento
colaborativo e inscreveram o projeto em uma das plataformas disponíveis na internet. Após o
apoio e colaboração de diversas pessoas a exposição com 500 fotos, inaugurada em setembro de 2015, na Estação Literária Professora Maria de Lourdes Evora Camargo ganhou espaço físico.

E ainda vem novidade no Instaguara: “Estamos fechando contatos para realizar duas exposições itinerantes. Elas ficarão em dois restaurantes da cidade por 30 dias cada”, informa
Isabel.

“Era o momento de ir do digital para o real e expor efetivamente as belas imagens que recebemos ao longo desses três anos”, finalizam orgulhosos.

Se você estiver em Guararema ou arredores, aproveite para conferir a exposição que vai até sábado, 3/10, na Estação Literária, terça à sexta-feira, das 9h às 20h e aos sábados, das 10h às 18h, rua 19 de setembro, número 233, centro de Guararema.