Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Prêmio Newborn Brasil: os critérios da premiação

A grande foto vencedora do Prêmio Newborn Brasil. De Camila Pajuaba de Uberlândia, MG
A grande foto vencedora do Prêmio Newborn Brasil. De Camila Pajuaba de Uberlândia, MG

Realizar uma premiação fotográfica é sempre um desafio. Não só pela necessidade de atrair os participantes, mas também para julgar e escolher os melhores trabalhos. Um dos questionamentos recorrentes em concursos e iniciativas como essa é quanto aos critérios envolvidos na escolha dos vencedores. Logo é sempre bom esclarecer como foi definida a pontuação. O julgamento envolveu o apoio e suporte total da ABFRN. Os jurados envolvidos na escolha são profissionais reconhecidos, com anos de mercado e larga experiência, tanto no mercado nacional como no exterior.

>> As 50 finalistas do Prêmio Newborn Brasil 

Cada jurado recebeu uma planilha para avaliar as imagens com notas de 0 a 10 levando em conta as seguintes questões:

Impacto:   relaciona-se com o sentimento ou emoção que a imagem causa a quem a vê pela primeira vez. Deve medir a capacidade que a imagem tem de “despertar interesse” no espectador. Esse item também pode medir a expressão externa da imaginação do autor, usando a fotografia para transmitir uma ideia, mensagem, pensamento ou emoção. Pode se referir ao uso de objetos de cena, cenários, posicionamento e técnicas de montagem e edição.

Excelência Técnica: refere-se à qualidade da imagem em si para ser visualizada, seja ela digital ou impressa. Aqui entram questões como foco, nitidez, distorções, aberração cromática, exposição (presença de detalhes na sombra e nas altas luzes), balanço de branco e tratamento digital. Este é o único elemento objetivo, todos os outros são subjetivos.

Iluminação:   refere-se ao uso e controle da luz para definir as dimensões, formas e volumes na imagem. Independente de ser luz natural ou artificial, o que importa aqui é a quantidade, direção e qualidade da luz para obter um resultado específico.

Composição:  relaciona todos os elementos visuais da imagem para que ela atinja seu  objetivo. Questões como enquadramento e posicionamento do tema central que influenciam o resultado final. As regras tradicionais da fotografia, como proporção áurea, regra dos terços, diagonal, simetria devem ser observadas, e caso deliberadamente quebradas deve ser avaliado o resultado obtido.

Posicionamento: este item é específico da fotografia newborn e deve refletir a técnica de posicionar o bebê de maneira que este aparente estar seguro e confortável, possibilitando mostrar na imagem suas características físicas. Imagens que exponham os genitais da criança serão automaticamente desclassificadas.

Os seis jurados nacionais avaliaram de forma anônima todas as imagens inscritas e as 50 imagens com o maior número de pontos no total são as finalistas que comporão a exposição em espaço nobre do Shopping Frei Caneca. Esse conjunto de imagens atesta a crescente qualidade da produção brasileira na área da fotografia Newborn e merece ser conferido pessoalmente.

As finalistas foram então enviadas para os jurados internacionais que as avaliaram seguindo os mesmos critérios e da soma de suas notas saíram as 3 primeiras colocadas.

>> A grande foto vencedora do Prêmio Newborn Brasil 

 

Jurados Nacionais: 

Andrea Leal, Recife, PE

Cris Dal Cero, Paraí, RS

Danilo Russo, São Paulo, SP

Laura Alzueta, São Paulo, SP

Luana Santos, Rio de Janeiro
Simone Silvério, São Paulo, SP

Jurados Internacionais:

Michael Stief, Alemanha

Soledad Scussolin, Argentina

A grande vencedora do Prêmio Newborn Brasil foi a belíssima fotografia de Camila Pajuaba de Uberlândia (MG). Camila tem um reconhecido trabalho em fotografia de recém-nascidos e família. Para a FHOX, a Feira Fotografar e a Fujifilm é uma grande honra poder premiar as melhores fotografias newborn do Brasil. Parabenizamos também as segunda e terceira colocadas do Prêmio Newborn Brasil, Daniela Leite do Rio de Janeiro e Beatriz Naomi Inui de Mogi das Cruzes, SP. A menção honrosa ficou o Tarcísio Bino de Belém/PA.

Além das 3 vencedoras a Fujifilm, que é a patrocinadora do concurso, e a Fhox anunciarão também o prêmio de Destaque do concurso durante a abertura da exposição, a uma imagem escolhida por eles.

Prêmio Newborn Brasil é patrocinado pela Fujifilm. Todas as fotos serão impressas com o Original Photo Paper Fujifilm o que vai garantir a mais alta qualidade de impressão. Parabéns aos fotógrafos e fotógrafas participantes.
Importante destacar que essa iniciativa é uma oportunidade de valorização da fotografia de família e newborn e acima de tudo, um grande estímulo a fotografia no papel com a qualidade absoluta do Original Photo Paper Fujifilm (Saiba mais clicando aqui: ConheçaoOriginal.com.br).

Visite a Fotografar 2018 e venha conhecer os finalistas de perto (e a grande foto vencedora). Saiba mais aqui: https://fotografar.fhox.com.br/