Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!


Por que o produto merece atenção no negócio de fotografia?

Por Leo Saldanha

Costumo dizer e sempre reforçar que é o produto que puxa tudo no marketing da fotografia. Ou pelo menos deveria. Para fotógrafos, acompanhar essa visão parece sempre mais difícil. Sabe por quê? por envolver o conflito de ser artista. A minha fotografia é o mais importante! Nem discuto isso, mas sem ter como apresentar obra ser personificada como é que a sua arte vai se destacar? A foto sem produto é um grande nada digital. Uma foto de um grande artista perdida nas redes sociais é com sorte um amontoado de “likes”.

Então, como é que o produto centraliza e ajuda no marketing da fotografia? Primeiro e mais importante: é ele que fica! A foto como produto é a obra final. Seja na parede, no álbum ou de qualquer outra forma que o cliente preferir. Valor tangível de fato. Vou te mostrar aqui como mais ele se estende ao marketing mais completo.O produto pede uma estratégia mais completa para ser feito da melhor maneira e com impacto. Ou seja, para criar um produto incrível eu tenho que entender meu perfil e dos meus clientes. E isso reorganiza a estratégia de marketing. Logo, ter produto puxa tudo. 

woman lying on bed covering her face surrounded by photos and white camera

O produto ajuda na divulgação pois quando é bem feito deve ser mostrado em posts, vídeos e afins. A comunicação dando destaque para esses elementos dentro de uma estratégia mais completa. E quando tudo isso é bem feito o impacto é bem maior. O produto colabora adicionando valor ao preço. Isso, claro, só vai ocorrer se você tiver uma oferta diferenciada com um produto exclusivo. E como ter um produto na fotografia com esse perfil? Clique aqui e veja mais: novo produto na fotografia. O produto faz com que você seja consistente. O fato é que eles têm tempo determinado e também nascem, se desenvolvem e morrem. Então, você precisa ter consistência e presença em relação ao produto. Divulgar sempre, avaliar e se o produto já não tem o mesmo resultado é hora de lançar algo novo.  

O fato é que o produto está conectado com seu posicionamento e assinatura como negócio de foto. E isso envolve desde design até identidade. O que ele representa e qual imagem quer passar para o cliente com ele? Posicionamento envolve percepção dos clientes e tem relação com segmentação e o canal onde essas pessoas estão presentes. Enfim, todas essas questões estão interligadas com o produto e diretamente relacionadas ao marketing. Algo que  pede uma visão completa do seu marketing para que seu negócio de foto ofereça um produto diferenciado para seus clientes. Interessado em desenvolver seu produto para essa nova fase da fotografia? Então que tal investir em novos produtos para seu negócio de foto? Saiba mais aqui: FOTO+PRODUTO