Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!


Perspectiva forçada: conheça mais sobre essa técnica fotográfica

hand holding camera lens, looking at scenics of glowing clouds at sunset

Efeito causa ilusão de ótica que cativa público

(Crédito: iStock)

A fotografia é uma arte que exige muito além de inspiração e facilidade: estudar (e muito!) é algo essencial para aprimorar as técnicas de trabalho para obter os melhores resultados. Dito isso, o fotógrafo é alguém que precisa estar sempre atualizado sobre as novidades de sua área e ainda explorar novos caminhos e técnicas de fotografia para ser um profissional de excelência. Uma das técnicas que podem ajudar muito um fotógrafo é a perspectiva forçada, que cria ilusões de ótica que impressionam e que já é amplamente utilizada nas produções de áudio e televisão pelo mundo.

O que é perspectiva forçada?

Como em vários tipos de arte, a matemática também se faz presente na fotografia – por meio dela é que age a perspectiva forçada, em que o fotógrafo manipula os planos da cena e cria uma espécie de relação entre dois elementos que estão distantes. 

Sabe aquela famosa foto de alguém fingindo segurar a Torre de Pisa, estando a pessoa na frente e a Torre de Pisa ao fundo da perspectiva focal? É assim que age a perspectiva forçada. Quando voltada para algo profissional, são necessários cálculos para estabelecer exatamente as posições dos elementos na cena e qual será a interação deles nos diferentes planos.

(Crédito: iStock)

Tipos de perspectiva forçada

Como foi dito anteriormente, é muito comum ver a famosa foto de alguém fingindo segurar a Torre de Pisa, e esse é o tipo de perspectiva forçada mais comum, pois transforma coisas muito grandes em algo muito pequeno, e vice-versa, podendo ser tanto pessoas, quanto objetos. Basicamente, a ideia é mexer com o tamanho real dos objetos e brincar com a ilusão de ótica formada.

Outra ideia ótima para trabalhar com perspectiva forçada é mexer com a natureza. Esse tipo de técnica tem o intuito de dar a impressão de superpoder, como alguém segurando o sol ou a lua, ou até arranhando o céu. Para isso, é necessário prestar muita atenção no clima do dia, para que você obtenha o resultado desejado, além de posicionar corretamente o modelo para causar a ilusão de ótica.

Esses são os dois tipos de perspectiva forçada mais comuns, e realmente é muito fácil de vê-los nas fotografias de diversos artistas e também em filmes e séries. Se você se interessa pelo assunto e quer saber mais sobre o universo da fotografia, vale a pena ficar de olho em vagas nos cursos da área para receber informações e mais dicas profissionais!