Conheça o Mercado FHOX! O marketplace especializado no mercado de fotografia e imagem!


Partidas de futebol: descubra como os profissionais trabalham e como bater fotos melhores

Créditos:IStock

A fotografia é um ótimo hobby, mas se for praticá-lo durante as partidas de futebol, é bom tomar alguns cuidados

O futebol é responsável por movimentar uma grande quantia de valor dentro da economia nacional. Só para termos uma noção, segundo uma pesquisa realizada pela consultoria “EY”, o esporte movimenta um total de R$ 52,9 bilhões, representando 0,72% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, sendo que R$ 37,8 milhões são de efeitos indiretos.

Somente com esses dados temos uma noção de como este esporte movimenta muito mais do que apenas aspirantes a jogadores, mas também diversas outras profissões que podem resultar desta paixão, dentre elas a fotografia.

Com a Copa do Mundo de 2022 chegando, muitos amantes de fotografia, que têm a oportunidade de irem até o país que sedia a Copa do Mundo no Qatar, a partir de 21 de novembro, sonham em serem os responsáveis por capturar aquele lance decisivo em uma das eliminatórias, ou até mesmo na grande final.

Os profissionais que cobrem estes tipos de eventos contam com, além de talento, um bom kit de ferramentas, para conseguir captar aquele lance decisivo que você vê na internet, ou até mesmo nos jornais, com o melhor ângulo e definição possível.

Quais câmeras esses profissionais costumam usar?

Os fotógrafos que costumam cobrir a editoria de esportes, geralmente, optam por câmeras mais resistentes. É justamente por isso que muitos ainda usam modelos como os da série EOS-1D, da Canon, ou os da linha DX, da Nikon, por causa da sua durabilidade.

Graças à sua composição de liga de magnésio, elas acabam sendo mais resistentes e podem ficar em situações extremas, e sofrer até mesmo grandes impactos, que mesmo assim elas não vão ficar tão danificadas quanto outras câmeras.

Mas e a resolução?

Nestes casos, varia muito do destino da imagem. Apesar de a resolução ser um ponto importante, o que conta mesmo é o sensor, que no caso das câmeras full-frame, permite trabalhar em situações bastante severas, como até mesmo baixa luz.

Mas uma das lentes mais comuns entre os fotógrafos de esporte é a 400 mm f/2.8. Ela costuma ser enorme e pesada, mas ainda é ideal para trabalhar de uma determinada distância, fora que também preenche o quadro de forma excelente.

Sua abertura também pode fornecer muitas variações de profundidade, podendo gerar aquele efeito de isolamento de objeto na foto, bastante comum em coberturas de esportes. Outras lentes que podem ser usadas também são as grandes-angulares, ótimas para a cobrir a imensidão do estádio, e pelo menos uma 70-200 mm f/2.8, especial para quando a ação acontece próxima do fotógrafo.

Somente isso?

Na verdade, não. Existem alguns outros acessórios que os profissionais também usam em campo, como os monopés, que liberam o fotógrafo do peso das lentes, podendo posicioná-las onde o ângulo melhor lhe favorecer.

O segundo são os flashes, que apesar de não ajudarem muito durante a partida, por causa de sua luminosidade excessiva, garantem uma boa qualidade ao registrar a reação dos jogadores ao final de uma partida, principalmente se for tirar essas fotos mais de perto.

Além disso, existem também algumas regras que os fotógrafos usam que também garantem a qualidade da foto no resultado final.

Câmera carregada e com espaço de armazenamento

Antes de ir em qualquer partida, é importante checar a bateria e o armazenamento, pois são dois fatores que podem fazer com que você perca lances importantes, ou até mesmo, no caso da memória, excluir registros antigos do sistema.

No caso de exclusão acidental, atualmente, existem softwares que auxiliam neste trabalho, porém nem sempre é garantia de que vai conseguir. Então, para evitar trabalho desnecessário, cheque o equipamento antes de usá-lo.

Mantenha a lente sempre limpa

Parece besteira falar isso, mas é sempre bom reforçar que, para fotografar um jogo de futebol com qualidade, é necessário o máximo de qualidade possível. Por isso, independentemente da lente, é importante tomar cuidado com ela.

Isso porque, quando manipulamos o dispositivo, podemos levar suor, sujeira e outros resíduos que ficam em nossas mãos para a câmera, prejudicando na clareza do registro do momento durante a partida. Por isso, sempre tome cuidado e a mantenha limpa.

Evite contraluz

Uma iluminação adequada faz uma enorme diferença para o resultado de uma foto. Apesar de nem sempre isso ser possível, sempre se posicione de modo que a luz não fique contra você, pois isso vai garantir que a luminosidade trabalhe a seu favor e acabe melhorando a qualidade do seu trabalho.

Zoom somente quando necessário

A menos que você possua uma câmera profissional de alta qualidade, o zoom óptico não é uma boa opção. Isso porque ativar essa função faz com que a imagem fique pixelada, diminuindo a qualidade, deixando as fotos menos bonitas e até mesmo incompreensíveis.

Cuidado com a velocidade do obturador

As fotos de partidas de futebol precisam ser precisas e de cliques rápidos. Para garantir uma captura de ação, com o menor desfoque de movimento possível, sempre opte por uma velocidade de obturador rápida.

Para o começo, não fique com menos de 1/800, e tenha certeza de que está usando o modo manual, pois isso reduz os efeitos de movimento da câmera na mão, congelando o movimento em uma foto.

No caso de uma representação mais artística, como uma foto panorâmica, um obturador entre 1/30 e 1/125 pode acabar gerando resultados interessantes. Mas, lembre-se: quanto mais rápido for o assunto, maior terá que ser a velocidade do obturador.

Abertura e ISO

Essa abertura regula a quantidade de luz que vai atingir o sensor da câmera, fora que influencia na profundidade de campo de cada imagem. Para fotografar somente um jogador, mude para f/2.8, pois isso vai deixar o jogador solitário do ruído de fundo do campo.

Entretanto, se você busca a nitidez de vários jogadores em um único quadro, tente uma abertura ainda menor. E em caso de fotos em ambientes mais escuros, aumente o ISO, pois isso vai aumentar a sensibilidade do sensor à luz.