News 2 anos atrás | Redação

Palmeiras X Corinthians: A rivalidade épica dos times transformada em um curta-metragem premiado

Obra experimental percorreu Estados Unidos, Colômbia, Uruguai, Romênia, Bielorrússia e Rio Grande do Sul e será transmitido no Pacaembu, no dia 1° de dezembro

por Revista FHOX

onipresenca_laureals_2016

O curta-metragem ONIPRESENÇA, dirigido por Anderson Rodrigues, coloca em discussão a produção fotográfica contemporânea por meio da linguagem dos repórteres do futebol brasileiro. O filme é baseado na apropriação de 8 mil fotos de 14 profissionais – além do idealizador do projeto – presentes no clássico Corinthians x Palmeiras, dia 31 de maio de 2015, na Arena Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro.

O curta, finalizado em julho de 2016, foi selecionado para participar do 7º CINEFOOT, um dos principais festivais de cinema de futebol do mundo e que ocorrerá entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro no auditório Armando Nogueira localizado no Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu, em São Paulo.

onipresenca_lance

Sua exibição será no dia 1º de Dezembro, às 20h30, e a entrada é gratuita. O curta também estará em cartaz nos Estados Unidos, no dia 9 de dezembro, durante a 2ª Edição do ‘TWISTED OYSTER Experimental Film & Video Art Festival’, em Chicago. O filme, finalizado em julho de 2016, recebeu um prêmio em sua estreia internacional: a Menção Honrosa, categoria Vídeo Arte, durante o ‘8º Festival de Cine y Artes Visuales Bugarte’, em outubro, na Colômbia. No mesmo mês, foi eleito o melhor filme Experimental pelo ’12 Months Film Festival’, na Romênia.

ONIPRESENÇA leva o espectador para dentro de campo, onde é bombardeado com sequências de imagens de diversos ângulos e que retratam a atuação dos fotógrafos, do clique à publicação – ou não – na mídia. Uma narrativa que pretende questionar a autoria assim como a mesclagem atual entre fotografia, televisão e cinema.