Conheça o Mercado FHOX! O marketplace especializado no mercado de fotografia e imagem!


Oscar 2022: em 94 anos essa é a segunda vez que uma mulher disputará o Oscar de melhor direção de fotografia

O dado mostra a desigualdade de gênero presente em Hollywood

De acordo com pesquisa do Centro para o Estudo da Mulher na Televisão e no Cinema da Universidade Estadual de San Diego (via Mulher no Cinema), de todos os 250 filmes de maior bilheteria nos Estados Unidos em 2021, apenas 6% tinham mulheres na direção de fotografia. A informação foi destaque em uma matéria no portal CineBuzz.

O fato é que a categoria de direção de fotografia é a única em que as mulheres não levaram a estatueta até hoje.

A australiana Ari Wegner será apenas a segunda mulher a disputar a categoria de Melhor Fotografia no Oscar nos 94 anos da premiação. Em entrevista recente , Ari disse que a indústria cinematográfica é lenta por lá. “Mesmo que queiramos mais mulheres participando, isso vai levar tempo, pois envolve treinamento, oportunidades e experiência. Ela diz esperar que no futuro isso nem faça mais parte da conversa, que as pessoas sejam julgadas pelo talento, desde que as oportunidades sejam iguais. O que não ocorre hoje nesta indústria.

A diretora está entre os cinco indicados na categoria deste ano por seu trabalho em “Ataque dos Cães”, de Jane Campion. Ela concorrerá com os diretores de fotografia dos filmes “Duna”, “O Beco do Pesadelo”, “A Tragédia de Macbeth” e “Amor, Sublime Amor”. Veja mais aqui: Os indicados ao Oscar 2022 por melhor direção de fotografia – FHOX

Antes de Ari Wegner, a única outra diretora de fotografia reconhecida pelo Oscar foi a norte-americana Rachel Morrison, em 2018, por seu trabalho em “Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississippi”, dirigido por Dee Rees.

“Ataque dos Cães” é o filme com mais indicações ao Oscar em 2022. O filme recebeu 12 nomeações: Melhor Filme; Melhor Direção para Jane Campion; Melhor Ator para Benedict Cumberbatch; Melhor Ator Coadjuvante para Jesse Plemons e Kodi Smith-McPhee; Melhor Atriz Coadjuvante para Kirsten Dunst.

Veja também >>> Comece 2022 aprendendo e acertando o marketing do seu negócio de fotografia