News 4 semanas atrás | Leo Saldanha

Os filmes indicados para melhor fotografia do Oscar 2019

É a primeira vez, desde 1966, que a premiação indica dois filmes em preto e branco para concorrer na categoria de melhor direção de fotografia

por Revista FHOX
Cena de Roma. O diretor mexicano Alfonso Cuarón se destaca por ter dirigido o filme e ainda cuidou da cinematografia

Os dois filmes p&b Roma e Cold War (Guerra Fria) concorrem na categoria cinematografia. Desde 1966 isso não acontecia. E na verdade é algo raro de ocorrer na premiação. Basta notar a pequena quantidade de filmes indicados em preto e branco na história do Oscar (que está na 91° edição). Caso de Lenny (1974), The Towering Inferno (Inferno na Torre) e Touro Indomável (ambos de 1980 e coloridos e preto e branco). O Artista (2011). O único vencedor como melhor filme e direção de fotografia foi A Lista de Schindler (1993) de Steven Spielberg (detalhe: em um momento do filme existe uma pequena cena colorida). Outra curiosidade é que antes o Oscar indicava fotografia separando filme colorido e em preto e branco. Algo que só mudou em 1966 quando os dois estilos foram unidos na mesma categoria.

Leia também: Movimento Imprimir 

Guerra Fria. diretor de fotografia é Lukasz Zal

Os indicados a melhor cinematografia de 2019 são:

Guerra Fria – “Cold War” (Diretor de fotografia: Lukasz Zal)
“The Favourite” (Diretor de fotografia: Robbie Ryan)
Nunca Deixe de Lembrar – “Never Look Away” (Diretor de fotografia: Caleb Deschanel)
Roma (Diretor de fotografia: Alfonso Cuarón)
Nasce uma Estrela – “A Star Is Born” (Diretor de fotografia: Matty Libatique)

 

Roma que concorre na categoria de cinematografia está disputando em 10 indicações e é um dos grandes favoritos. Esse filme traz alguns destaques. Primeiro por se tratar de uma produção Netflix que agora sairá nos cinemas graças as indicações. A história se passa na Cidade do México nos Anos 1970 e traz lembranças da infância do diretor mexicano (e também indicado) Alfonso Cuarón. Aliás a outra curiosidade é que Cuarón é também o diretor de fotografia de Roma. Um feito e tanto. Se você é assinante Netflix pode assistir esse forte concorrente e apreciar a belíssima fotografia e tudo mais dessa obra em casa. Outra curiosidade é que Guerra Fria também é uma produção de streaming dos estúdios da Amazon. Especialistas e críticos de cinema indicam que tanto Roma quanto Guerra Fria são os dois grandes favoritos e levar o prêmio.

Uma curiosidade do Oscar 2019. Pela primeira vez na história da premiação um filme de super-herói é indicado a melhor filme. E a direção de fotografia é de Rachel Morrison, que no ano passado concorreu como melhor direção de fotografia. Aliás, na ocasião a primeira vez na história do Oscar que uma mulher foi indicada nessa categoria.

Rachel Morrison

Ausências – alguns críticos se mostraram frustrados com a falta de alguns filmes na disputa de melhor fotografia.

O Primeiro Homem. Direção de fotografia de Linus Sandgren. Não foi indicado mas é uma bela pedida.

Caso de First Man (O Primeiro Homem) com direção de fotografia Linus Sandgren. e ainda James Laxton que cuidou a cinematografia do filme Se a Rua Beale falasse  (“If Beale Street Could Talk”). Então ficam mais essas dicas…

Preparado para se divertir e se inspirar com a maratona de filmes indicados? Observar a fotografia, roteiro, design e outros fatores do cinema é uma forma fantástica de buscar inspiração. E se você já assistiu alguns dos indicados conta para a gente e faça seu palpite.

Participe da primeira turma online da Escola de Negócios FHOX 

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.